Estados Unidos Manchete

Atirador de Dallas planejava ataque maior, diz polícia

Veterano de guerra matou cinco policiais em Dallas; manifestações contra atuação policial continuou durante todo o final de semana nos EUA

Atirador de Dallas foi morto depois dos ataques
Atirador de Dallas foi morto depois dos ataques

O veterano das Forças Armadas americanas que matou a tiros cinco policiais da cidade de Dallas (TX), na quinta-feira (7), planejava um ataque maior, segundo autoridades americanas. Micah Johnson ainda provocou os negociadores e escreveu em uma parede com seu próprio sangue antes de ser morto. As informações são da agência Reuters.

O chefe de polícia de Dallas, David Brown, disse no domingo à rede CNN que uma busca na casa de Johnson mostrou que o franco-atirador guardava explosivos e que outros indícios levaram a crer que ele queria utilizá-los contra agentes da lei. “Estamos convencidos de que este suspeito tinha outros planos”, disse.

A morte a tiros de dois negros em Minnesota e Louisiana pelas mãos de policiais na semana passada levou o atirador negro de 25 anos do Texas a “adiantar” seu ataque, segundo Brown.

Brown disse que Micah Johnson improvisou ao usar táticas “atire e se mova” para atingir policiais durante uma manifestação na quinta-feira, o dia mais violento para agentes da lei do país desde o 11 de setembro.

Johnson, veterano que serviu no Afeganistão, aproveitou uma passeata espontânea que começou perto do final de um protesto pelas mortes para lançar o ataque. Passando à frente da manifestação em um SUV preto, ele parou quando viu a chance de usar um “local elevado” para atingir a polícia, contou Brown.

Johnson foi morto por um robô equipado com bomba, mas o chefe de polícia disse que antes disso ele cantou, riu dos policiais e os provocou e disse que queria “matar brancos” em retribuição pela morte de negros causada por policiais. “Ele parecia muito controlado e muito determinado a ferir outros policiais”, afirmou.

Brown disse que a polícia foi pega de surpresa quando os manifestantes se separaram da manifestação de quinta-feira, e por isso ficou exposta quando correu para bloquear cruzamentos adiante dos manifestantes.

O treinamento militar de Johnson o ajudou a atirar e se movimentar rapidamente, “triangulando” seus disparos com tiros múltiplos para que a polícia a princípio imaginasse haver vários atiradores.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo