Notícias

Aumenta a emissão de vistos EB-5 para brasileiros endinheirados

O EB-5 é uma categoria de visto voltada a estrangeiros que desejam se mudar para os Estados Unidos. Para conseguir esse visto, é preciso investir a partir de 500 mil dólares em um negócio

De acordo com relatório do departamento de viagens e turismo dos EUA, o Brasil está entre os países que mais solicitam o visto EB-5, um dos caminhos mais rápidos para a conquista do green card para quem tem dinheiro para investir. Em 2017 foram concedidos 282 vistos para brasileiros. Os chineses mantiveram a liderança nesse quesito com 7.567 autorizações e os vietnamitas, em segundo obtiveram 471 vistos desse tipo.

O EB-5 é uma categoria de visto voltada a estrangeiros que desejam se mudar para os Estados Unidos. Para adquirir o mesmo é preciso investir, a partir de 500 mil dólares em um negócio que gere 10 postos de trabalho para americanos em um período de dois anos. O investidor aprovado recebe o green card que também é concedido ao seu cônjuge e a filhos solteiros de até 21 anos que podem trabalhar, concorrer a bolsas em faculdades ou ter matrículas gratuitas em educação infantil nos EUA, por exemplo.

Entre os motivos do crescente número de brasileiros que opta por investir no visto EB-5 estão principalmente as incertezas políticas e econômicas do país.

“Caiu a ficha do brasileiro para o fato de que no Brasil não precisa somente mudar o presidente da República para que algo ocorra. A quantidade de brasileiros querendo deixar o país buscando expandir seus negócios no exterior é muito grande. Neste momento de crise, os empresários já têm a percepção de que não podem ficar parados esperando que algo aconteça e isso pode se estender para 2018 e 2019. Com isso, muitos preferem investir o que têm fora do caos e assim partem com suas famílias”, destaca Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional e sócio-diretor da Loyalty Miami, consultoria que cuida da implantação de negócios internacionais.

EB-5 e o caminho para o green card

Com previsão de reajuste para setembro deste ano, o visto de investimento EB-5 é hoje o caminho mais rápido para obter a residência americana.  A mudança no valor do investimento está nas mãos do Congresso dos EUA.

Criado para direcionar investimentos a regiões menos favorecidas dos EUA, o programa ficou adormecido até a crise econômica de 2008. Em 2003, por exemplo, foram concedidos apenas 65 vistos nesta modalidade; em 2012, foram 11 mil. A arrancada brasileira foi nos últimos dois anos. Em 2015, apenas 34 vistos deste tipo foram concedidos a brasileiros. O número chegou a 150, em 2016; e à marca de 282, no ano passado.

Daniel_Toledo da Loyalty Miami
Daniel_Toledo da Loyalty Miami
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo