Aumenta o número de pedidos de vistos para vítimas de crimes em New York

Visto U é designado para pessoas que foram vítimas de crimes graves e tiveram danos físicos e psicológicos

0
2350
Visto U pode ser aplicado por vítimas de crimes graves
Visto U pode ser aplicado por vítimas de crimes graves

O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) divulgou, na última semana, comunicado em que relata o aumento significativo do número de imigrantes indocumentados buscando ajuda na obtenção de vistos especiais que visam proteger vítimas de crimes. O Departamento de Investigações (DOI) revelou que a quantidade de pessoas que procurou o visto “U” pulou de 87 em 2011 para 713 em 2016.

O visto U foi criado em 2000 para proteger vítimas de tráfico humano, estupro, tentativa de homicídio entre outros crimes graves, em que haja sérios danos para saúde física e mental. Para dar entrada no visto, é necessário um relatório da polícia sobre o crime.

Segundo a polícia de NY, os imigrantes indocumentados estão buscando a assistência do NYPD na certificação do pouco conhecido programa federal criado há quase duas décadas. Tal programa permite que os indocumentados obtenham o visto “U” se eles puderem provar que foram vítimas de um crime e estão cooperando com as autoridades de segurança na investigação e julgamento de um determinado caso.

O relatório do DOI cita que os policiais de New York atualizaram significativamente seu programa de certificação, mas fez 10 recomendações ao NYPD que visam a melhoria da transparência e formalização do processo de revisão.

“No ambiente atual, no qual a comunidade imigrante tem sido alvo de rumores e ataques, todos nós do departamento de segurança local temos trabalhado para garantir que os imigrantes, documentados e indocumentados, estejam protegidos e sintam-se seguros para comparecerem e denunciar crimes”, disse o comissário do DOI, Mark Peters. “Fortalecer o programa de visto “U” do NYPD ajuda New York City a conquistar esse objetivo”.

Carmen Maria Rey, diretora interina do Immigration Intervention Project no grupo Sanctuary for Families, disse que o programa de vistos especiais encoraja os imigrantes a denunciar casos de violência doméstica, atos de violência e tráfico humano.

“Trata-se realmente de uma ferramenta valiosa do cumprimento da lei”, disse ela. “Nós achamos que ele aumenta a segurança não somente para os imigrantes, mas todos os nova-iorquinos”.

Ray acrescentou que o aumento do interesse sobre o programa é responsável pelo aumento do número que imigrantes que buscam os certificados do NYPD. “Tem havido bastante diálogo nas comunidades imigrantes, dado o clima no país e o medo”, comentou.

Entretanto, ela frisou que o número de aplicações é ainda bastante pequeno considerando a quantidade de imigrantes que são vítimas de crimes.

Para saber mais sobre o visto U acesse o site.