Local

Aumentam as chances de uma depressão tropical se desenvolver esta semana

NHC monitora três sistemas no Atlântico, mas até o momento eles não representam ameaça direta para a Flórida

Os meteorologistas alertam para instabilidade no centro e sul da Flórida, e orientam a população costeira a acompanhar os boletins oficiais (Foto: NHC)
Os meteorologistas alertam para instabilidade no centro e sul da Flórida, e orientam a população costeira a acompanhar os boletins oficiais (Foto: NHC)

O Centro Nacional de Furacões (NHC) está monitorando três sistemas no Oceano Atlântico: a tempestade tropical Dexter e duas perturbações tropicais, uma localizada no extremo leste do oceano e outra próxima à costa sudeste dos Estados Unidos. As chances estão aumentando para que uma depressão tropical se forme no Atlântico ainda esta semana, mas os modelos de previsão indicam que nenhum dos sistemas representa, até o momento, ameaça direta para áreas habitadas, incluindo o estado da Flórida.

A tempestade tropical Dexter, que se originou ao norte das Bermudas, mantém ventos sustentados de até 45 mph, de acordo com o boletim divulgado na manhã de quarta-feira (6). Os meteorologistas preveem que o sistema deverá se intensificar levemente nas próximas 48 horas, antes de iniciar o processo de transição para um ciclone extratropical, perdendo suas características tropicais ao longo do fim de semana. A tempestade segue sem risco para o continente, embora possa provocar correntes de retorno perigosas em praias da Costa Leste dos Estados Unidos.

O NHC também acompanha uma onda tropical no leste do Atlântico, que, no momento, é a que apresenta maior chance de evoluir para uma depressão tropical e de se fortalecer nos próximos dias. O sistema deverá seguir em direção ao oeste-noroeste, cruzando as regiões central tropical e subtropical do Atlântico. De acordo com os especialistas, os modelos meteorológicos indicam que essa perturbação seguirá uma trajetória curva em direção ao mar aberto do Atlântico, reduzindo a possibilidade de impacto sobre o Caribe, América Central ou Estados Unidos.

A outra área monitorada é uma fraca baixa pressão localizada a algumas centenas de milhas a leste da Flórida. O sistema apresenta atividade limitada de chuvas e trovoadas, e seu desenvolvimento está sendo acompanhado de perto pelos especialistas.

As condições atmosféricas podem se tornar ligeiramente mais favoráveis nos próximos dias, permitindo a formação de uma depressão tropical até o fim de semana. Apesar de não haver expectativa de formação rápida ou impacto direto, o sistema deve manter elevados os índices de precipitação no estado, com chuvas intensas e tempestades isoladas ao longo dos próximos dias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo