Imigração

Autoridades adiam remoção de imigrantes de abrigos devido às baixas temperaturas

Termômetros abaixo de zero tornam ainda mais difícil a vida de estrangeiros que não têm para onde ir

Imigrantes nas ruas de NY aguardam decisão sobre abrigo (Foto Reprodução Youtube)

Temperaturas abaixo de zero em cidades como Chicago, New York e Denver, adiaram os planos de autoridades locais de remover estrangeiros de abrigos para imigrantes, que já estão com a capacidade máxima.

Essas cidades têm recebido centenas de estrangeiros todas as semanas desde 2022 e, no inverno, a situação se agrava. As prefeituras tinham dado 60 dias para que os estrangeiros procurassem uma alternativa, mas foram obrigadas a adiar os planos devido às temperaturas abaixo de zero.  

Em Chicago, uma das cidades com o inverno mais rigoroso dos EUA, centenas de imigrantes foram colocados no andar debaixo de uma biblioteca, até que a prefeitura disponibilize outro abrigo.  Imigrantes chegam a Chicago todos os dias e ativistas criticam a falta de uma solução para o problema. “A palavra favorita da prefeitura é ‘temporário’. Tudo é temporário, nada é definitivo”, critica um voluntário que ajuda em abrigos.

Em New York, 350 famílias de estrangeiros e outros 23 mil adultos lotam o novo abrigo criado. O prefeito democrata, Eric Adams, já pediu ao governo federal ajuda inúmeras vezes. “As temperaturas continuam a cair e não podemos jogar essas pessoas nas ruas. Agora, mais do que nunca, precisamos da ajuda federal”, disse.

Historicamente, o fluxo de imigrantes é menor durante o inverno, mas em dezembro, a travessia pela fronteira atingiu recordes históricos. Mais de 225 mil imigrantes foram apreendidos no último mês do ano. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo