Autoridades investigam surto de listeria com provável origem na Flórida; uma pessoa morreu

Ao menos 23 pessoas estão hospitalizadas; contaminação pela bactéria listeria ocorre no consumo de alimentos infectados

0
2118
Contaminação pela bactéria listeria ocorre no consumo de alimentos infectados (foto: FDA)
Contaminação pela bactéria listeria ocorre no consumo de alimentos infectados (foto: FDA)

Um surto da bactéria listeria relacionado a pessoas que moram na Flórida ou estiveram no estado no último mês está preocupando as autoridades de saúde. Segundo os Centers for Disese Control (CDC), uma pessoa morreu e 23 estão hospitalizadas. “Do total de indivíduos contaminados, 20 relataram viver ou ter passado pela Flórida”, alertou o órgão em comunicado publicado na sexta-feira (1). A pessoa que morreu morava em Illinois.

A contaminação pela bactéria listeria ocorre no consumo de alimentos infectados. Embora os CDC ainda não saibam o produto específico que está  espalhando a bactéria, os alimentos ligados aos últimos surtos são queijo, verduras e legumes, carnes, frangos, patês, peixe e leite não pasteurizado. 

Os sintomas começam a aparecer dentro de duas semanas após a contaminação. Os pacientes podem ter febre, dores musculares, dores de cabeça, diarreia, perda de equilíbrio, entre outros. Crianças, idosos e indivíduos com sistema imunológico enfraquecido  têm mais chance de desenvolver as formas mais graves da infecção.

“Até que saibamos mais sobre o surto, o CDC está aconselhando as pessoas com maior risco de ter a forma mais doença grave a entrar em contato com seu médico no surgimento dos primeiros possíveis sinais de contaminação”, escreveu o órgão.  Para mais informações clique aqui.