Manchete Notícias

Autorizações de trabalho podem demorar mais de um ano para serem processadas

A espera para receber o Work Permit que era cerca de quatro meses, pode chegar até 13 meses, segundo o US. Citizenship and Immigration Services (USCIS). A razão para a demora, segundo o órgão, é a pandemia de Covid-19.

Emissão de vistos de trabalho foram vetadas durante a pandemia de covid-19 (foto: pixabay)
Emissão de vistos de trabalho foram vetadas durante a pandemia de covid-19 (foto: pixabay)

Os estrangeiros que  aguardam a chegada do Work Permit para iniciar suas atividades laborais legalmente nos EUA, podem ter que esperar até 13 meses em alguns casos.  O alerta foi emitido pelo US. Citizenship and Immigration Services (USCIS).

“Antes, a espera era cerca de quatro meses”, disse ao canal de televisão Univision, José Guerrero, advogado de imigração que atua em Miami (Flórida). 

O comunicado publicado no website da USCIS atribui o atraso no processo das autorizações de trabalho à pandemia de Covid-19, mas não dá  detalhes sobre como a epidemia tem afetado o processamento e envio dos documentos.

O órgão informou ainda que os estrangeiros que receberam o documento  I-797, também conhecido como Notice of Action, expedido entre 1º de dezembro de 2019 e 20 de agosto de 2020, podem trabalhar legalmente, mesmo que a autorização de trabalho não tenha chegado.  O I-797 é enviado aos imigrantes em situação de regularização de status.

Aos empregadores que aceitarem o I-797 na contratação de funcionários, os USCIS advertiu que devem acompanhar o status dessas pessoas até 1º de dezembro de 2020. 

O atraso na entrega dos documentos de trabalho também afeta o programa de verificação de empregos (E-Verity), um sistema usado pelas empresas para descobrir a situação imigratória de seus trabalhadores.

O processo é realizado por meio do formulário I-9. “Mas para completar a verificação é necessário o cartão de autorização de trabalho (EAD)”, diz Guerrero. “Ainda que em alguns casos o empregador aceite o documento I-797 enquanto o trabalhador aguarda o envio do cartão”, completa.

O advogado recomendou às pessoas que experimentam grandes atrasos na emissão dos documentos de trabalho que entrem em contato com a USCIS para esclarecer pontualmente cada caso.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo