Negócios

Avianca começa a devolver aviões e centenas de voos serão cancelados nos próximos dias

Oito aeronaves da frota da Avianca Brasil terão de ser entregues às empresas de leasing

Avianca está em processo de recuperação judicial
Avianca está em processo de recuperação judicial

A Avianca Brasil começou a devolver, a partir desta segunda-feira (22), aviões de sua frota às empresas de leasing proprietárias das aeronaves. Ao todo, 18 aeronaves serão devolvidas a essas empresas. Outras três ainda estão em negociação, ainda sem prazo para serem entregues. As informações são da Agência Brasil.

Na segunda-feira foram cancelados 96 voos da empresa, 128 serão cancelados na terça, 148 na quarta, 159 na quinta, 176 na sexta, 170 no sábado e 168 domingo (28).

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as devoluções são em cumprimento a decisões judiciais, atendendo pedido das empresas de leasing.

Por determinação da Anac, a companhia terá de adequar sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dar “ampla divulgação dos voos cancelados de forma a minimizar o impacto pela retirada das aeronaves”.

Em sua página na internet, a empresa vem informando aos passageiros o cancelamento pontual de voos da empresa, por meio de uma lista atualizada com a identificação dos voos cancelados.

De acordo com a Avianca, o serviço visa minimizar o impacto na sua operação e aos passageiros. A empresa afirma que manterá o compromisso, assumido com a Anac, de informar com antecedência mínima de 72 horas os voos que serão cancelados.

O Procon-SP está com equipes nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo e os principais terminais onde a Avianca opera, para auxiliar os passageiros que tiverem problemas com as mudanças nos voos.

Recuperação judicial

No último dia 5, a assembleia de credores aprovou o plano de recuperação judicial em uma reunião que durou mais de sete horas. O plano prevê a divisão da empresa por meio da criação de sete unidades produtivas isoladas (UPIs), que serão levadas a leilão. Seis UPIs conterão partes dos direitos de pousos e decolagens (“slots”) da Avianca nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont e uma vai englobar o programa de fidelidade da empresa.

O plano de recuperação da empresa aérea foi homologado no último dia 12 pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. De acordo com a decisão, a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram as obrigações previstas no plano.

Confira a lista de voos cancelados neste link.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo