Negócios

Avianca entra com pedido de falência em meio à crise causada pelo coronavírus

Situação econômica da empresa foi agravada pela pandemia; voos foram interrompidos em meados de março e reduziu a receita da empresa em mais de 80%

Avianca entra com processo de recuperação judicial

A companhia aérea colombiana Avianca entrou com pedido de falência em meio à crise causada pelo coronavírus. O anúncio foi feito pela empresa no domingo (10) em comunicado, que diz que a empresa perdeu mais de 80% da receita desde março.

A empresa afirma que o pedido de recuperação judicial será para replanejar as finanças da empresa, que emprega 21 mil pessoas na América Latina, incluindo 14 mil colombianos.

“A Avianca Holdings e algumas de suas subsidiárias e afiliadas apresentaram hoje, voluntariamente, um requerimento para o Capítulo 11 do Código de Falências dos Estados Unidos na Corte de Falências do Distrito Sul de New York, a fim de preservar e reorganizar os negócios da Avianca”, declarou a empresa colombiana em um comunicado.

Com as operações paralisadas desde 23 de março devido à proibição de voos ordenada pelo governo da Colômbia, a companhia aérea classificou a crise causada pela Covid-19 como “dramática”.

“Aproveitar este processo foi necessário devido ao impacto imprevisível da pandemia da covid-19, que causou uma diminuição de 90% no tráfego mundial de passageiros. A LifeMiles, empresa que administra o programa com o mesmo nome, não faz parte da aplicação do Capítulo 11”, detalha s Avianca Holdings.

A companhia, que completou 100 anos em dezembro passado, acrescentou que a suspensão das operações regulares de passageiros reduziu sua receita consolidada em mais de 80% e exerceu uma pressão significativa sobre sua liquidez.

“Os efeitos da pandemia do coronavírus nos levaram a enfrentar a crise mais desafiadora dos nossos 100 anos de história como empresa”, disse o CEO da Avianca Holdings, Anko van der Werff, citado no comunicado.

“Quando as restrições governamentais sobre viagens aéreas forem suspensas e formos capazes de retomar gradualmente nossos voos de passageiros, esperamos contribuir para o renascimento da economia na Colômbia e em nossos outros mercados-chave e reincorporar nossos funcionários”, salientou. (Com informações da CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo