Local

Bactéria carnívora rara mata cinco pessoas em Tampa Bay (FL)

Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, foram registradas duas mortes por infecção no condado de Hillsborough e as outras nos condados de Pasco, Polk e Sarasota

Infecção por vibrio vulnificus mata 5 pessoas na Flórida. Foto: DNYUZ

Uma bactéria carnívora rara chamada vibrio vulnificus é apontada como responsável pela morte de cinco pessoas, na região de Tampa Bay, desde janeiro de 2023, informou o Departamento de Saúde da Flórida. Segundo as autoridades, foram registradas duas mortes por infecção no condado de Hillsborough e as outras nos condados de Pasco, Polk e Sarasota.

Especialistas em saúde disseram que a bactéria vive na água quente do mar e prolifera mais rapidamente durante os meses de verão. Se entrar em contato com uma ferida aberta, pode matar a carne ao redor da ferida e causar úlceras. “A maioria das pessoas não vai contrair uma infecção por vibrio vulnificus”, disse a Dra. Sandra Gompf, professora de medicina da Divisão de Doenças Infecciosas e Medicina Internacional da USF Health. Segundo a doutora, cerca de 200 casos por ano são relatados nos EUA. Segundo a médica, um em cada cinco casos é fatal, mas se detectado precocemente, as infecções são tratáveis ​​com antibióticos.

“O problema com as infecções por vibrio é que ele pode causar uma infecção progressiva muito rápida, geralmente da pele”, disse Gompf. Quem corre o maior risco de infecção são pessoas com distúrbios imunológicos ou outros problemas de saúde, como doenças crônicas do fígado e dos rins. Segundo a médica, se não for tratada precocemente, a infecção pode levar a danos graves nos tecidos e órgãos e causar um choque séptico.

“Preocupa ver temperaturas recordes na água do mar, por isso médicos e pacientes precisam estar cientes dessa possibilidade”, disse Gompf. Os sintomas incluem febre, calafrios e problemas estomacais após a exposição à água salobra ou ingestão de frutos do mar crus, como ostras.

Gompf sugere tomar banho com água e sabão depois de nadar em água salobra ou manusear peixes capturados nessas águas. O Departamento de Saúde também sugere evitar água salgada ou salobra se você tiver com feridas abertas na pele.

*com informação do BayNews 9

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo