Brasil

Bahia registra 11 tremores de terra em 24 horas

A atividade sísmica mais forte foi registrada no domingo à noite no município de Amargosa, cidade que fica no Recôncavo Baiano

Tremor foi sentido em 43 cidades, incluindo algumas partes de Salvador (foto: wikimedia)
Tremor foi sentido em 43 cidades, incluindo algumas partes de Salvador (foto: wikimedia)

Pelo menos 11 tremores de terra foram sentidos em 43 cidades da Bahia entre domingo (30) e segunda (31), incluindo algumas partes da capital, Salvador.

O tremor mais forte foi registrado na cidade de Amargosa por volta das 6:44 p.m. (19:44 no Brasil) de domingo, e teve uma magnitude de 4,6 na Escala Richter. A prefeitura municipal notificou rachaduras em seis casas e numa igreja católica da cidade.

Quatro famílias ficaram desabrigadas, mas ninguém foi ferido.

 O primeiro terremoto registrado neste ano, na Bahia, foi na manhã do dia 28 de julho, no município de Ilhéus, no sul do Estado. Foi um abalo de 3,5 graus de magnitude.

Segundo especialistas, os terremotos registrados no estado podem ser explicados pela ocorrência dos chamados “enxames sísmicos”, quando acontece uma série de tremores em diferente locais, pelas falhas geológicas nas cidades onde foram sentidas.

Geralmente ocorrem vários tremores por ano, mas a grande maioria não é percebida. Isso porque a intensidade varia e, por causa disso, as consequências também. Podem gerar desde desconfortos, deslizamentos de terra, até grandes destruições como tsunamis.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo