Aconteceu

Baile da Data Magna da Marinha em Belo Horizonte

Baile no Automóvel Clube de Belo Horizonte celebra a Data Magna da Maria (Fotos: Luciana Rabelo)

No dia 11 de junho, a Marinha do Brasil comemorou o 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Neste dia no ano de 1865 que o Brasil saiu vencedor da batalha naval que foi de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança -Brasil, Argentina e Uruguai – na guerra contra o Paraguai, o maior conflito armado da América do Sul. 

Desde então, a Marinha do Brasil considera esta a Data Magna da Marinha e comemora, todos os anos, os feitos heroicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo.

Aqui em Belo Horizonte, em 29 de junho, o Comandante do Primeiro Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha recebeu convidados para um Baile de Gala no Automóvel Clube de Minas Gerais, estado central que desde fins de 2018, tem uma unidade da Marinha Brasileira funcionando a todo vapor. 

Minas não tem mar, mas tem três importantes bacias hidrográficas: a do São Francisco, do Paraná e do Leste. Além de ter grandes lagos e muitos rios. Portanto, em boa hora foi instalada na capital mineira uma unidade da Marinha. Trata-se da Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG),cujo Comandante é o capitão de Mar e Guerra, Nicácio Satiro de Araújo, que junto do Vice-Almirante Flávio Rocha e o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel receberam os convidados das três armas das nossas Forças Armadas-Marinha, Exército e Aeronáutica, autoridades civis e a sociedade de Belo Horizonte.

Foi uma belíssima festa, e na ocasião, foram entregues placas alusivas a personalidades civis e militares que prestaram serviços relevantes à Marinha. As fotos são da fotógrafa Luciana Rabelo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo