Brasil

Balança comercial brasileira tem melhor mês em 28 anos

Segundo números oficiais, trata-se do melhor resultado para meses de março desde o início da série histórica, em 1989

Navios no Porto de Santos, local importante para o setor brasileiro de exportações
Navios no Porto de Santos, local importante para o setor brasileiro de exportações

Tudo tem um lado bom – até mesmo a crise econômica. Prova disso é a balança comercial brasileira, que registrou um superávit de $4,43 bilhões em março deste ano, informou na sexta-feira (1º) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As informações são do portal G1.

Segundo números oficiais, trata-se do melhor resultado para meses de março desde o início da série histórica, em 1989. Ou seja, é o melhor superávit registrado em março em 28 anos.

Até então, o maior saldo positivo para março havia sido registrado em 2006, quando foi contabilizado um superávit de $3,69 bilhões. Em março do ano passado, houve um saldo positivo de $458 milhões.

De acordo com os dados do governo, a melhora do saldo positivo da balança comercial em março está relacionada, principalmente, com a forte queda das importações (-30%), uma vez que as vendas externas também recuaram no mês passado, mas em menor proporção (-5,8%).

O expressivo recuo das compras do exterior acontece em um ambiente de fraco nível de atividade no país – com a economia brasileira em recessão – e também de alta do dólar, o que encarece os importados e barateia as vendas externas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo