Mundo

Balanço global da COP28 apresenta proposta histórica para a eliminação de combustíveis fósseis

Enquanto a COP anterior focava na transição do carvão, a proposta atual abrange todos os combustíveis fósseis

COP28 propõe eliminação progressiva de combustíveis fósseis. Foto: Ralf Vatterle/Pixabay

O documento preliminar do Balanço Global (Global Stocktake, GST) foi revelado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Uma das propostas mais notáveis é a eliminação progressiva do uso de combustíveis fósseis, embora a natureza preliminar do documento indique que essa solução pode não ser consolidada no texto final, havendo outras opções em discussão.

Esse documento preliminar, que servirá como base para as negociações do documento final da COP28, visa avaliar os esforços no combate às mudanças climáticas, derivados do Acordo de Paris. Ele poderá sugerir medidas mais ambiciosas para conter o aquecimento global. Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa, uma organização dedicada a políticas climáticas, considera o texto preliminar histórico por incluir a eliminação dos combustíveis fósseis, algo impensável há poucos anos. Ela destaca que, enquanto a COP anterior focava na transição do carvão, a proposta atual abrange todos os combustíveis fósseis.

Contudo, uma linha de discussão indica a necessidade de convencer alguns países, conforme observado por Unterstell. “Os negociadores trabalharam nesta proposta, e alguns países não veem a necessidade ou se opõem a algumas dessas opções. O próximo passo é tentar chegar a um acordo”, afirmou a especialista.

Os gases de efeito estufa, provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial, contribuem para o aumento da temperatura do planeta. O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países, busca limitar o aquecimento global a “bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, almejando não ultrapassar 1,5º C acima dos níveis pré-revolução industrial.

*com informações da Agência Brasil

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo