Estados Unidos

Bandeiras LGBT estão proibidas em mastros de embaixadas dos Estados Unidos

No mês em que é celebrado o Orgulho Gay, chefe do Departamento de Estado, Mike Pompeo, não autoriza bandeiras em representações diplomáticas americanas

Bandeiras LGBT não podem tremular nos mastros de embaixadas americanas (Foto Embaixada da Jamaica)
Bandeiras LGBT não podem tremular nos mastros de embaixadas americanas (Foto Embaixada da Jamaica)

O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, proibiu que as embaixadas dos Estados Unidos exibam a bandeira do Orgulho Gay em seus mastros por ocasião do mês que celebra a causa, confirmou nesta segunda-feira (10) o Departamento de Estado.

Pompeo, um cristão evangélico, já declarou que considera o casamento como a união entre um homem e uma mulher, mas que respeita seus funcionários independentemente de sua orientação sexual.

“O secretário considera que no mastro (das embaixadas) deve tremular apenas a bandeira americana”, revelou a porta-voz do departamento de Estado Morgan Ortagus.

As bandeiras podem ser colocadas, no entanto, no chão das embaixadas ou pregadas na parede.

Junho, mês do orgulho LGBT, celebra o 50° aniversário dos distúrbios de Stonewall, em New York, um marco na luta pelos direitos desta comunidade.

A administração Barack Obama deixou que a bandeira arco-íris tremulasse nas embaixadas dos EUA sem restrições, e iluminou a Casa Branca com estas cores quando a Suprema Corte legalizou o casamento homossexual em todo o país, em 2015.

A ordem de Pompeo provocou indignação entre os defensores dos direitos dos homossexuais: “em um momento no qual as comunidades LGTB são perseguidas em todo o mundo, esta decisão do departamento de Estado é um ataque descarado contra os direitos LGTBI”, disse o senador Democrata Ed Markey.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo