Antonio Tozzi Esportes

Basquete universitário em tempo de decisão

Os esportes universitários são uma verdadeira febre nos Estados Unidos porque é nas universidades que surgem os craques da NBA, NFL, MLB, MLS e até mesmo tenistas e praticantes de outras modalidades esportivas. Dentro deste “reino”, o grande destaque é o March Madness – nome que designa o período em que os melhores times universitários americanos digladiam-se pelas duas vagas na grande final, marcada este ano para 3 de abril. O campeonato divide-se em quatro grupos: Midwest, West, East e South. Como é de hábito, no início do ano, a maioria dos americanos faz suas previsões sobre os prováveis semifinalistas, finalistas e campeão. É tão difícil de acertar como uma loteria porque a graça da aposta é apontar os times que constam das chaves, conhecidas como brackets. E nem mesmo os grandes especialistas em basquete universitário americano conseguem acertar. Do lado que reúne Midwest e South, enfrentam-se Oregon, cabeça de chave nº 3, e North Carolina, cabeça de chave nº 1; do lado West e East, estão Gonzaga, cabeça de chave nº 1, e South Carolina, cabeça de chave nº 7. Aliás, South Carolina vem sendo a grande sensação do torneio, pois derrubou em sequência quatro grandes favoritos: Michigan, Marquette, Duke e Florida. As semifinais estão marcadas para o dia 1º de abril e os vencedores se encontram na segunda-feira, 3 de abril. O jogo é tão importante que a própria NBA marcou apenas uma partida para o mesmo dia – Portland Trail Blazers x Minnesota Timberwolves -, pois sabe que todas as atenções estarão voltadas para a final da NCAA (National College American Association). O poder das universidades no esporte americano é tão grande que elas contratam técnicos pagando igual ou até mais do que os times profissionais. É algo assim como a Universidade de Viçosa em Minas Gerais oferecesse uma grana maior para tirar Mano Menezes do Cruzeiro. Algo insólito, se pensarmos em termos de Brasil.

Começa a temporada 2017 de beisebol

A MLB (Major League Baseball), liga responsável pela organização do campeonato de beisebol americano anunciou que a competição começa com três jogos no domingo, 2 de abri. Entretanto, a grande sensação é a segunda-feira, dia 3, batizado como Opening Day, que terá 13 partidas. O calendário da MLB inclui estreia do novo estádio do Atlanta Braves e a primeira MLB All-Star Week no estado da Flórida. O Opening Day inclui nove encontros divisionais entre as 13 partidas, além de um choque Interleague entre o Boston Red Sox – em sua primeira era pós-David Ortiz — e Pittsburgh Pirates que revive o encontro inaugural havido na World Series em 1903. Cincinnati terá seu lugar tradicional pentre os 13 jogos de segunda-feira, com anual Findlay Market Parade seguido por Phillies, de Filadéfia, e Cincinnati Reds no Great American Ball Park.

Brasil já está na Rússia 2018

Neymar & cia. nem precisaram mostrar um futebol exuberante contra o Paraguai na terça-feira (28) para derrotar a seleção guarani por 3 a 0, com belos gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo. Em compensação, a Seleção Brasileira havia feito uma ótima exibição no lendário Estádio Centenário em Montevidéu na quinta-feira (23) quando goleou a Celeste Olímpica por 4 a 1, com um gol de Neymar e um hat trick de Paulinho! Aliás, Paulinho vem sendo a grande sensação desta atual Seleção Brasileira calando a boca de vários críticos que não acreditavam mais em seu futebol depois de sua pífia passagem pelo Tottenham Hotspurs de Londres. Decepção no futebol inglês, o ex-meia do Corinthians transferiu-se para a China onde atua no Guangzhou Evergrande comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, outro admirador do futebol do jogador. Lá, ele vem jogando bem e inclusive sua equipe é a atual equipe campeã do futebol chinês.

Tite, o grande arquiteto da virada

Em recente pesquisa para presidente da República, Tite recebeu 15% das intenções de voto. O técnico da Seleção Brasileira está mesmo em estado de graça. Desde a saída de Felipão do comando da Verde Amarela após a vexatória eliminação para a Alemanha na derrota de 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014 no Mineirão, torcedores e jornalistas pediam Tite como seu substituto. A CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, no entanto, surpreendeu ao anunciar a volta de Dunga, que havia treinado a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010 na América do Sul, onde também foi eliminada na semifinal ao perder para a Holanda por 2 a 1, de virada. Entretanto, as seis primeiras rodadas das Eliminatórias da América do Sul foram decepcionantes, com a Seleção Brasileira marcando somente 9 pontos (três empates, duas vitórias e uma derrota) e o Brasil amargava a 6ª colocação. Graças às fortes críticas, a CBF decidiu ouvir o apelo popular e convidou Tite a assumir o comando da Seleção Canarinho. A decisão não poderia ter sido mais acertada. Em oito partidas, a equipe faturou 24 pontos em 24 pontos possíveis, fruto de oito vitórias consecutivas (novo recorde) com direito a 24 gols assinalados e apenas 2 sofridos. O resultado disto tudo foi a classificação antecipada para a Copa da Rússia Fifa 2018, tornando-se assim a primeira seleção mundial a carimbar sua presença na Copa ao lado, é claro, da Rússia, país anfitrião.

Adversários brigam pelas outras vagas

Argentina vem sendo a maior decepção nas Eliminatórias da América do Sul. Com um elenco estrelado e Messi, a Albiceleste não consegue deslanchar e está enroscada no 5º lugar, o que daria direito a apenas disputar a repescagem com o 4º colocado das eliminatórias da Ásia. O Brasil pode servir como exemplo para a AFA (Associação de Futebol da Argentina) que pensa seriamente na troca do técnico Edgardo Patón Bauza por Jorge Sampaoli, atual treinado do Sevilla, da Espanha. Sampaoli chegaria credenciado por seu bom desempenho à frente da Seleção do Chile onde implantou um sistema que vem funcionando bem com seu substituto Jose Antonio Pizzi. Restam ainda quatro rodadas para definir os outros três classificados e o quinto colocado que disputará a repescagem. E a briga promete ser encarniçada. Para se ter uma ideia, a classificação atual é a seguinte: Colômbia, 24 pontos; Uruguai e Chile, 23 pontos; Argentina, 22 pontos; Equador, 20 pontos; Peru e Paraguai, 18 pontos. Bolívia, com 10 pontos, e Venezuela, com 6 pontos, não têm mais nenhuma chance. Para piorar a situação da Argentina, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Fifa aplicaram quatro jogos de suspensão a Messi. Ele cumpriu a suspensão na partida contra a Bolívia, na qual os argentinos foram derrotados por 2 a 0, e deve ficar de fora contra o Uruguai em jogo decisivo para as duas equipes, marcado para o dia 31 de agosto em Montevidéu. Como a Argentina disputará dois amistosos em junho, isto servirá para Messi cumprir as suspensões. No entanto, a AFA prometeu que apelará da decisão a fim de diminuir a pena. Realmente, foi mesmo uma punição exagerada por Messi ter xingado o bandeirinha brasileiro Emerson Pereira de Carvalho na vitória de 1 a 0 da Argentina sobre o Chile em Buenos Aires.

Definidas as quartas de final do Paulistão

Na quarta-feira (29) ficaram definidas as oito equipes que disputarão o título de campeã paulista de 2017. Como era de se esperar, os quatro grandes garantiram as melhores colocações e, por isto, decidirão as séries jogando as partidas em suas casas. Na última rodada, Corinthians, São Paulo e Santos derrotaram respectivamente Linense, São Bernardo e Novorizontino, enquanto o Palmeiras perdeu para a Ponte Preta em Campinas. Apesar do resultado negativo, o Verdão foi o melhor time da fase de classificação, somando 25 pontos, um a mais do que o Timão. Assim, terá a vantagem de decidir as séries de mata mata em casa, se passar pelos adversários. Entretanto, é bom frisar que o regulamento prevê a continuação da soma de pontos nas fases de quartas de final e semifinais. Ou seja, se alguma outra equipe ultrapassar o Palmeiras, passa a ter a vantagem a seu favor.

Confrontos das quartas de final

Segundo o regulamento do Paulistão, as partidas das quartas de final são disputadas entre equipes da mesma chave, porque na fase de classificação os times jogam apenas contra os adversários de outros grupos. Sendo assim, os confrontos ficaram determinados desta forma:

Sábado (04/01)

Botafogo x Corinthians em Ribeirão Preto

Ponte Preta x Santos em Campinas

Domingo (04/02)

Linense x São Paulo em Lins

Novorizontino x Palmeiras em Novo Horizonte

No outro final de semana, os mandos se invertem e os adversários jogarão nas casas dos times grandes. A única dúvida é se o São Paulo poderá mandar seu jogo no Morumbi, porque a Polícia Militar de São Paulo recomenda não se realizar dois jogos simultâneos envolvendo equipes com grandes torcidas na mesma cidade. Como o Tricolor somou menos pontos do que Verdão e Timão, pode ser que tenha de mandar sua partida em um estádio fora da capital paulista. É algo a ser definido ainda.

Quartas de final do Gauchão

A exemplo do Campeonato Paulista, o Campeonato Gaúcho também definiu os oito classificados. Destaque para a dupla Gre-Nal, com o Grêmio enfrentando o Veranópolis no domingo (04/02) e o Internacional encarando o Cruzeiro no sábado (04/01). Os outros confrontos reúnem São José e Novo Hamburgo e Juventudo e Caxias, clássico de Caxias do Sul.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo