Nesta semana a cidade de Santa Clara, na Califórnia, foi palco de um episódio inusitado. Um homem fantasiado de Batman interrompeu uma reunião pública do conselho municipal e fez um protesto veemente contra o possível apoio ou cooperação local com o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) no Super Bowl, que será realizado no dia 8 de fevereiro.
Durante o tempo destinado à manifestação de cidadãos, o indivíduo caminhou até o púlpito, bateu com força na mesa e passou a criticar duramente os representantes municipais, acusando-os de omissão e falta de coragem política. Segundo ele, operações de agentes de imigração colocariam comunidades vulneráveis em risco.
“As pessoas estão morrendo nas nossas ruas todos os dias neste país, e vocês continuam fingindo que isso não é problema de vocês. Olhem nos meus olhos. Algum de vocês consegue ir para casa e dizer aos seus filhos que fez tudo o que podia para proteger seus colegas, seus avós, suas famílias?”, questionou, dirigindo-se diretamente aos membros do conselho.
A Prefeitura de Santa Clara não anunciou mudanças oficiais em sua política nem comentou o caso. Apesar da linguagem dura, o homem não foi retirado à força nem detido. O momento mais tenso ocorreu quando ele elevou o tom e fez acusações diretas.
“Agora eu estou diante de um conselho de covardes. E, se vocês não agirem, não serão apenas covardes, serão traidores”, concluiu.
