Estados Unidos

Bernie Sanders vence primárias do Partido Democrata em New Hampshire

Sanders alcançou 25,7% dos votos, seguido por Pete Buttigieg com 24,4%

Bernie Sanders desiste da candidatura – Foto do site oficial da campanha

O senador Bernie Sanders, de 78 anos, foi o vencedor das primárias do Partido Democrata em New Hampshire. Na segunda votação para a escolha de um nomeado, Sanders alcançou, na terça-feira (11), 25,7% seguido de perto pelo ex-prefeito da cidade de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, com 24,4%. “A nossa vitória esta noite é o princípio do fim para Donald Trump”, disse Sanders.

Na semana passada, em Iowa, Pette Buttigieg recebeu o maior número de delegados – um a mais que Sanders – e por isso é nesta altura quem segue à frente na corrida para disputar as eleiçoes. Em New Hampshire, os dois candidatos devem alcançar o mesmo número de delegados (9) que são atribuídos àquele estado.

Pete Buttigieg, veterano de guerra de 38 anos, felicitou o adversário pela vitória alcançada em New Hampshire, mas enfatizou também o resultado obtido pela sua candidatura: “Muitos de vocês disseram que querem enfrentar uma nova era de desafios com uma nova geração na liderança”, apontou.

Neste processo das eleições primárias, os candidatos tentam reunir o maior número de delegados (quase 4 mil delegados) que garantam o apoio na Convenção Democrata, em julho. Esses delegados marcam presença na reunião do partido e declaram o seu apoio manifestando a decisão dos eleitores do estado que representam.

A próxima votação acontece no dia 22 de fevereiro, em Nevada, seguida pela eleição primária da Carolina do Sul, em 29 de fevereiro.

O dia 3 de março será decisivo nas contas do Partido Democrata. Só neste serão escolhidos mais de 1,3 mil delegados de 14 estados, ou seja, 40% do total de delegados. A Califórnia e o Texas, os dois maiores estados e com maior peso no Colégio Eleitoral, votam neste dia.

A Convenção Nacional do Partido Democrata ocorre entre 13 e 16 de julho em Milwaukee, Wisconsin, onde o democrata escolhido será aclamado, meses antes das eleições presidenciais, que ocorrem em novembro deste ano. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo