Estados Unidos Geral Manchete

Biden aperta restrição de entrada nos EUA para conter avanço da variante ômicron

Passageiros de outros países que desembarcam nos EUA  devem ter sido testados para covid-19 dentro de 24 horas antes do embarque, independentemente de seu status de vacinação

Presidente Joe Biden (foto: Flickr)

Após a confirmação da variante ômicron em pelo menos cinco estados americanos: California, Colorado, Minnesota, New York e Hawaii, o presidente Joe Biden anunciou medidas emergenciais para conter o avanço do vírus no país. Dentre as ações comunicadas pelo presidente nesta quinta-feira (2) estão a disponibilizarão gratuita de testes covid-19 caseiros, a agilização na aplicação das doses de reforço e a exigência de teste negativo feito 24 horas antes do voo para passageiros internacionais; antes era até três dias.

Os Centers for Diease  Control (CDC) passará a exigir  que os passageiros de outros países que desembarcam nos EUA  tenham sido testados dentro de 24 horas, independentemente de seu status de vacinação. O novo requisito também se aplica a cidadãos americanos. A Casa Branca não especificou quando a medida irá entrar em vigor, mas espera-se uma atualização no início da próxima semana. 

A exigência do uso de máscara em aviões, trens e veículos de transporte público serão estendidos até 18 de março.

No caso dos testes gratuitos, as seguradoras privadas de saúde serão obrigadas a restituir os clientes pelo custo dos testes. Para as pessoas que não têm seguro, os testes caseiros serão disponibilizados gratuitamente nos postos de testagem e vacinação de cada cidade. Um total de oito testes rápidos foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA): BinaxNOW da Abbott Laboratories, o InteliSwab da OraSure Technologies Inc, o FlowFlex da ACON Laboratories e o teste doméstico de Ellume. Outros fabricantes incluem Quidel Corp, Becton Dickinson e Co, Celltrion Inc, iHealth Labs Inc e InBios International Inc.

O governo também pretende lançar centenas de clínicas de vacinação familiar em todo o país, começando nos estados de Washington e Novo México. As clínicas permitirão que pais, avós e filhos elegíveis recebam as vacinas iniciais e doses de reforço em um “balcão único”, disse a Casa Branca. Com informações da Reuters

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo