Imigração Manchete

Biden considera ‘anistia’ para imigrantes indocumentados casados com cidadãos americanos

De acordo com o grupo de defesa da imigração Fwd.us, cerca de 1,1 milhão de imigrantes indocumentados estão casados com cidadãos americanos

Casa Branca estuda anistia para “casais de estatuto misto”. Foto: Flickr

A governo Biden está considerando conceder alívio de deportação a mais de um milhão de pessoas que entraram ilegalmente nos Estados Unidos antes de se casarem com cidadãos americanos.

Essa assistência aos chamados “casais de estatuto misto” poderia oferecer uma espécie de “anistia temporária” aos cônjuges de cidadãos americanos que inicialmente não foram qualificados para a cidadania, relatou o Wall Street Journal. A medida, ainda não finalizada, poderia fornecer acesso a autorizações de trabalho e um caminho para a cidadania para os imigrantes.

De acordo com o grupo de defesa da imigração Fwd.us, cerca de 1,1 milhão de imigrantes indocumentados estão casados com cidadãos americanos. Muitos desses casais enfrentam dificuldades para obter o green card devido a várias razões, como entrada ilegal nos EUA várias vezes ou uso de documentos falsificados.

Se implementado, o programa seria temporário e se aplicaria apenas a casais que estão casados há um determinado período de tempo, como cinco anos ou mais.

A Casa Branca não finalizou a decisão, mas fontes afirmam que a ideia vem ganhando força desde o verão de 2023. Essa possível ação executiva se soma a outras ideias que a administração lançou para lidar com questões migratórias.

A imigração tem sido uma questão crucial para os eleitores, com uma pesquisa Gallup mostrando que foi a segunda questão mais importante para 28% dos eleitores em março, atrás apenas da economia (30%). O presidente Biden enfrenta pressão para agir na fronteira, tanto de dentro quanto fora de seu próprio partido. Embora não tenha se comprometido totalmente com uma ação executiva, Biden tem explorado opções para lidar com o aumento de migrantes e o caos na fronteira EUA-México.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo