Imigração Manchete

Biden considera retomar a polêmica política de detenção de famílias migrantes na fronteira

A política pode ser reativada em preparação para o término do Title 42, usado para negar aos migrantes o direito de entrar nos EUA para pedir asilo, programado para encerrar no dia 11 de maio

Biden pode reativar política de detenção familiar. Foto: The Heritage Foundation

O presidente Joe Biden está considerando retomar a polêmica política de detenção de migrantes da mesma família que entram ilegalmente no país, incluindo crianças menores de idade. A informação é do The New York Times, que teve acesso à fontes do governo. Segundo o jornal, essa é uma das opções da administração democrata na preparação para o término do Title 42, usado para negar aos migrantes o direito de entrar nos EUA para pedir asilo, programado para encerrar no dia 11 de maio. A política foi usada pelo ex-presidente Barack Obama em 2014, e reativada pelo republicano Donald Trump em 2020 durante a pandemia de Covid-19. Biden interrompeu a política ao assumir a presidência em 2021. Nenhuma decisão foi tomada ainda, disseram as fontes.

De acordo com a publicação, as detenções familiares podem ser limitadas a um pequeno número de dias – uma tentativa de diferenciar a política de detenções familiares do governo Trump. Biden, no entanto, tem investido em medidas mais duras de fiscalização nas fronteiras nos últimos meses, atraindo críticas de democratas da ala progressista. Em comunicado, um porta-voz do Department of Homeland Security disse: “O governo continuará a priorizar o processamento seguro, ordenado e humano dos migrantes”.

Representantes de ambos os partidos, bem como as autoridades de Segurança Interna, prevêem um grande aumento no número de migrantes que cruzam a fronteira quando o Title 42 for suspenso, aumentando o número recorde de apreensões do ano passado. Grupos de direitos dos imigrantes dizem que o Title 42 foi usado para expulsar requerentes de asilo sem audiência judicial. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram expulsas dos EUA desde que o governo Trump implementou a lei.

O governo Biden tentou anteriormente suspender o Title 42, mas os estados republicanos entraram com um processo para mantê-lo em vigor. O governo Biden agora planeja deixar a declaração de emergência de saúde pública expirar em maio deste ano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo