Estados Unidos

Biden pede ao Congresso suspensão temporária do imposto federal sobre combustíveis

Presidente espera com a medida diminuir os preços para o consumidor

Biden quer peços mais baixos (Foto: Wikimedia Commons)
Biden completou dois anos no comando da Casa Branca em 2023 (Foto: Wikimedia Commons)

O presidente Joe Biden pediu na quarta-feira (22) ao Congresso que suspenda por três meses a cobrança de impostos federais da gasolina e do diesel, numa tentativa de reduzir o preço dos combustíveis, que alcançaram patamar recorde este mês.

Em comunicado, a Casa Branca informou que a proposta solicitará a retirada da taxação em $0,18 por galão de gasolina e de $0,24 por galão de diesel. A manobra deve diminuir os preços nas bombas, que passam por uma alta histórica.

Pela primeira vez o País registrou a média da gasolina acima de $5 por galão, na última semana. O alto preço é resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia no início do ano, que fez o valor subir cerca de $2 por galão desde fevereiro. O aumento ajudou a pressionar a inflação do País, que atingiu o maior nível anual em 40 anos.

Biden quer que companhias de petróleo e refinarias ampliem a capacidade de produção, para conseguir mais oferta para o mercado. Ele pede também que os estados adotem isenções similares em seus tributos, para promover alívio direto aos consumidores.

Ele admite que a retirada temporária do imposto não será suficiente para compensar a alta nos custos, mas argumenta que o Congresso deve fazer o que for necessário para ajudar a diminuir os valores.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo