Imigração Notícias

Biden vai enviar 1.500 soldados para reforçar segurança na fronteira dos EUA com o México

Governo teme “explosão” no fluxo de imigrantes tentando a travessia já que a Title 42 – medida que permite a deportação sumária de imigrantes devido à Covid – acaba dia 11

Agentes do CBP trabalham dia e noite para conter o grande fluxo de imigrantes na fronteira (FOTO CBP)

A Title 42 – medida que permite a deportação sumária de imigrantes por causa da Covid-19 – acaba no dia 11 de maio. Por esta razão, o governo Biden teme um aumento no número de imigrantes que vão tentar entrar nos EUA pela fronteira depois que a medida chegar ao fim.

Por esta razão, está enviando um reforço de 1.500 soldados para reforçar a segurança na fronteira entre os EUA e o México.

Segundo informações da Casa Branca, as tropas estarão no local por 90 dias para ajudar os agentes do Border Patrol. Hoje, 2.500 soldados já fazem a segurança da região.

“Por 90 dias, esses 1.500 militares vão auxiliar os agentes do CBP no que for necessário, como vigilância e monitoramento, processamento de imigrantes e outros tipos de suporte”, informou o porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder.

As restrições da Title 42 permitem que os agentes deportem imigrantes imediatamente alegando a pandemia da Covid-19. Os agentes temem que, com o fim das restrições no dia 11, os imigrantes “pensem que vai ficar mais fácil entrar”. 

O secretário do Homeland Security, Alejandro Mayorkas, negou que isso vá acontecer. “Deixa eu ser bem claro: nossa fronteira não vai estar aberta depois do dia 11 de maio”, reforçou.

Mayorkas anunciou que vai aumentar o número de apreensões na fronteira e os voos com deportados serão mais frequentes. Além disso, centros de imigração serão montados na Colômbia, Equador, Costa Rica e Guatemala para agilizar processos imigratórios e evitar que esses estrangeiros cheguem até a fronteira. (Com informações da AFP).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo