Imigração Local

Bilionário cubano desafia política migratória na Flórida com campanha milionária de outdoors

Empresário revelou ser financiador da campanha contra congressistas republicanos em Miami, em agosto, após ameaças: anúncios denunciam apoio de políticos à imigração.

Bilionário revelou financiar a campanha de outdoors em Miami com críticas a congressistas cubano-americanos, em abril de 2025: anúncios “buscam despertar a consciência da cidade”. Foto: Reprodução TV

O bilionário cubano-americano Michael B. Fernández, empresário do setor de saúde, revelou ser o principal financiador de uma campanha de outdoors e anúncios digitais que criticam as políticas de imigração implementadas no novo governo. Os anúncios começaram a aparecer em abril em pontos estratégicos de Miami e região, especialmente em rodovias movimentadas, com frases como “Deportar imigrantes é cruel” e imagens de congressistas republicanos cubano-americanos, como o senador Marco Rubio, criticados pelo apoio, ou pela falta de oposição, às medidas migratórias.

Após meses de anonimato, Fernández decidiu assumir a autoria da campanha, explicando por que está disposto a investir até dezenas de milhões de sua fortuna nela. Organizada pelo grupo político Keep Them Honest, a iniciativa quer mobilizar a opinião pública local contra a atuação desses políticos, que, segundo Fernández, não enfrentaram com firmeza ações como o aumento das deportações e a criação do centro de detenção “Alligator Alcatraz” na Flórida.

Fernández foi filiado ao Partido Republicano, mas há mais de dez anos não tem mais vinculação partidária. Em entrevista ao The New York Times, ele diz que vai investir até $30 milhões em defesa dos direitos dos imigrantes e em mudanças na política estadual. Ele reconhece, porém, que apenas recursos não serão suficientes para derrotar os congressistas.

Fernández relatou ter recebido ameaças e rompido laços pessoais por conta do seu ativismo. Ele também rescindiu doações milionárias a instituições públicas de ensino da Flórida em protesto contra a revogação da lei estadual que permitia a estudantes indocumentados pagar taxa de matrícula reduzida. Parte desses recursos foi redirecionada para bolsas em escolas privadas.

A movimentação de Fernández representa um posicionamento raro e de grande impacto financeiro de um empresário bilionário contra a tendência política conservadora que domina a Flórida.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo