Brasil

Bolsonaro afirma que quer acabar com o horário de verão no Brasil

Presidente disse a jornalistas que ‘é praticamente certo’ o fim do horário

Horário de verão deve chegar ao fim no Brasil
Horário de verão deve chegar ao fim no Brasil

Quando o assunto é o horário de verão, não há meio termo. Uns amam, outros odeiam. O presidente Jair Bolsonaro pretende dar fim à essa discussão e acabar de vez com o horário de verão no Brasil.

Bolsonaro disse que o fim da antecipação em uma hora do relógio está quase certa pelos estudos obtidos pelo Ministério de Minas e Energia. Em março, o deputado federal João Campos (PRB-GO) defendeu ao presidente que o horário de verão seja extinto em Goiás.

“Não teremos horário de verão. Quase certo, pelo estudo que tenho”, disse. “O João Campos fez um arrazoado para não ter horário de verão”, disse Bolsonaro em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

Em vigor desde 1931, a mudança de horário foi uma estratégia do governo para gerar economia de energia, já que, durante a estação, as pessoas chegavam em casa e ligavam os chuveiros, ocasionando picos de consumo e grande desperdício.

Pesquisas mostram, no entanto, que a eficiência na economia de energia vem caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017/2018.

Segundo alguns especialistas, a queda dos índices de economia de energia acontece pela mudança de comportamento do brasileiro. As pessoas atualmente têm jornadas de trabalhos diferentes, saem de casa mais tarde e utilizam mais o ar condicionado durante o dia, quando as temperaturas estão elevadas.

No verão 2016/2017, a economia decorrente da redução do uso de usinas foi de R$ 159,5 milhões. No mesmo período do ano anterior (2015/2016), foram economizados R$ 162 milhões. (Com informações do UOL)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo