Brasil

Bombeiros do Rio de Janeiro ganham prêmio de melhor atuação do mundo

Militares foram reconhecidos pelo combate a incêndio no shopping Nova América, em fevereiro do ano passado

Bombeiros do RJ ganham prêmio internacional
Bombeiros do RJ ganham prêmio internacional

DA REDAÇÃO – Pelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, representado pelos militares do Méier, ganhou o prêmio Conrad Dietrich Magirus. A premiação elegeu as melhores atuações de equipes de bombeiros do mundo e, na edição 2015, os brasileiros saíram na frente de outras 10 corporações. O prêmio foi entregue na sexta-feira (22), na Alemanha.

A ocorrência que rendeu o prêmio para o grupo foi o combate ao incêndio no Shopping Nova América, na Zona Norte do Rio, no dia 16 de fevereiro do ano passado.

Com 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário, o empreendimento fica a quatro quilômetros do quartel. Graças à agilidade e eficiência das equipes de salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, não houve vítimas fatais e o shopping foi reaberto três dias depois do acidente. Cerca de 100 militares participaram da operação, com o apoio de 30 viaturas e dois helicópteros, pela primeira vez utilizados em área urbana. Em 2014, o 2º GBM venceu o Conrad Dietrich Magirus pela atuação no resgate de vítimas após a queda de uma passarela na Linha Amarela, em 28 de janeiro de 2014.

Para o comandante do 2º GBM, no Méier, coronel Cláudio Nicacio, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido, mas o mais importante é saber que a missão foi cumprida e que nenhuma vida foi perdida.

“Estamos muito orgulhosos em poder representar a nossa instituição e nos sobressair perante profissionais conceituados como australianos, americanos e austríacos, por exemplo. Os militares agora vão se preparar para a viagem a Nova Iorque, que faz parte da premiação. Lá, os militares terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos bombeiros americanos e trocar experiências”, disse o comandante. As informações são do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo