Brasil é o 1º país no ranking mundial onde os influencers são mais relevantes para decisão de compra

Mais de 43% dos brasileiros já realizaram uma compra influenciada por uma celebridade ou influencer

0
684
Foto: Unsplash

O uso das redes sociais aumentou significativamente com a pandemia. Esse crescimento do número de usuários trouxe por sua vez um aumento expressivo do número dos chamados influencers – pessoas que agregam até milhões de seguidores através da produção de conteúdo nas redes sociais.

Além da produção de conteúdo, muitos utilizam as redes sociais para divulgar marcas e produtos, seja recebendo um patrocínio por isso ou por uma pura recomendação autêntica.

Ao analisar a população, todos os países informam que as pessoas são influenciados em alguma medida depois de impactadas por estas recomendações. No caso do Brasil, este número é ainda maior. O país é o primeiro no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para a decisão de compra online.

É o que releva um estudo da plataforma de cupons CupomValido.com.br , com dados da Statista e HootSuite sobre o poder dos influencers.

Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciada por uma celebridade ou influencer, uma taxa significativamente maior que outros países. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, essa taxa é de 17%.

A China está em segundo lugar, com 34%. O país é onde foi criada a rede social que mais cresce atualmente, o TikTok. Os chineses são os pioneiros no chamado social commerce e live commerce, onde os influencers realizam divulgações e lives nas plataformas das redes sociais para divulgações de lojas e produtos. Em terceira posição no ranking mundial, está a Índia com 33%.

De uma maneira geral, todos os países tiveram um crescimento da recomendação da compra por influencers, com destaques para Rússia, Brasil, Índia e Alemanha. Apesar do Brasil ter menor renda per capita, na comparação da penetração do uso de internet e das redes sociais o país segue na liderança, na frente até de muitos países desenvolvidos.

No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, e a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70.3%, uma das maiores dentre todos os países do mundo. Na média, os brasileiros gastam 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, o que faz do Brasil o 3º país que mais utiliza redes sociais do mundo – somente atrás da Filipinas e Colômbia.

O país também se destaca como o 2º que mais usa o WhatsApp do mundo, o 3º país que mais utiliza o Instagram, e o 4º país do mundo que mais utiliza o Facebook.

Fonte: cupomvalido.com.br