Brasil Geral Negócios

Brasil é um dos países com férias mais longas do mundo

Nos Estados Unidos, as empresas não são obrigadas a dar o benefício, mas concedem pelo menos cinco dias

DA REDAÇÃO, COM FOLHA DE S. PAULO – Muitos brasileiros sonham em trabalhar nos Estados Unidos, mas o que muitos não sabem, é que a legislação trabalhista no Brasil é bem mais generosa. Os direitos relacionados às férias no Brasil são bem diferentes dos de outros países. Embora haja países ainda mais generosos, como a França e a Suécia, os trabalhadores brasileiros têm na média mais benefícios do que os demais.

Nos Estados Unidos, não existe um mínimo obrigatório de férias. Ainda assim, a maioria dos empregadores oferece algum período de férias, em geral entre 6 e 20 dias corridos, de acordo com estudo feito em 2014 pela Society for Human Resource Management, associação dedicada à administração de recursos humanos. Em alguns casos, porém, nenhum dia de férias é concedido.

Em estudo organizado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) foi feita uma comparação da duração das férias nos países de todo o mundo. O benefício foi medido em cada país pelo número de dias úteis —dessa forma, o tamanho das férias no Brasil foi estimado em 21 dias úteis, descontando dos 30 dias corridos os finais de semana e possíveis feriados.

A duração do descanso anual varia entre 5 dias úteis, como na China, e 28, na Grã-Bretanha. No caso dos britânicos, porém, os feriados são incluídos na contagem de férias, o que quer dizer que os brasileiros teriam vantagem na comparação de dias sem trabalho em geral —34 contra 28.

“Poucos países estabelecem férias mais longas do que o Brasil. Na maioria dos casos, o benefício é mais curto. Então, pode-se dizer que a nossa legislação é bastante protecionista nesse ponto”, afirma Gisele Carneiro, gerente-sênior de impostos na área trabalhista da consultoria EY (antiga Ernst & Young).

Entre os países com férias mais longas do que o Brasil, segundo a OIT, estão a França e a Suécia, que concedem 25 dias úteis de férias aos trabalhadores.

Atrás do Brasil aparecem todos os vizinhos latino-americanos: chilenos e bolivianos contam com 15 dias úteis de férias, argentinos e chilenos com 10 e os mexicanos com apenas 6.

Na Europa, a duração mais comum do benefício —casos de Alemanha, Itália e Rússia, por exemplo— é de 20 dias úteis, um pouco menor do que no Brasil. Já na Ásia, as férias costumam ser menores, com 6 dias úteis na Tailândia, 7 em Cingapura, 8 no Japão e 15 na Coreia do Sul.

A “generosidade” das leis sobre férias no Brasil, entretanto, pode ter suas vantagens para o empregador. “Embora o protecionismo da legislação brasileira às vezes assuste as empresas estrangeiras, as férias têm importância até pela saúde do empregado, e podem ajudar na produtividade”, diz Carneiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo