Esportes Histórico

Brasil garante terceiro lugar no Pan de olho no Rio 2016

Resultado credencia País a brigar pelo top 10 nas Olimpíadas 2016; atletas conquistaram 41 medalhas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze

Atletas brasileiros se divertem durante o encerramento do Pan
Atletas brasileiros se divertem durante o encerramento do Pan

DA REDAÇÃO (com Portal Brasil) – Após 18 dias de intensa competitividade, os Jogos Pan-Americanos de Toronto chegaram ao fim no domingo (26). Com uma campanha vitoriosa, o Brasil garantiu o terceiro lugar no quadro geral de medalhas, com um total de 141 medalhas, atrás dos Estados Unidos (265) e Canadá (217).

A delegação brasileira faturou coincidentemente o mesmo número da edição de 2011 dos Jogos, disputados em Guadalajara, no México, há quatro anos. Naquela edição, foram 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes. Desta vez o Brasil voltou para casa com 41 ouros, 40 pratas e 60 bronzes. Os Estados Unidos  levaram 103 ouros, 81 pratas e 81 bronzes, seguidos do Canadá, com 78 ouros, 69 pratas e 70 bronzes.

O notável desempenho de Thiago Pereira é motivo de orgulho nacional. O atleta entrou para a história como o maior medalhista de todos os tempos da história dos jogos Pan-Americanos, com 23 medalhas, ultrapassando o ginasta cubano Erick Lopez Rios, que ganhou 22 medalhas.

Para o diretor-executivo de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil, Marcus Vinícius Freire, apesar da redução no número de ouros, o Brasil conseguiu no Canadá um feito importante: pela primeira vez em 48 anos o País termina com vantagem sobre Cuba e amplia o leque de modalidades no pódio. Os caribenhos deixam Toronto com a quarta melhor campanha da competição, com 97 medalhas (36 de ouro, 27 de prata e 34 de bronze). Em Guadalajara, Cuba foi o segundo colocado, com 136 pódios (58 ouros, 35 pratas e 43 bronzes).

“Ficamos à frente de Cuba com uma margem boa, e cada vez com mais modalidades envolvidas, mais caras novas. Então, o balanço geral é de que foi completamente dentro do planejado no nosso mapa estratégico, em conjunto ao Ministério do Esporte, confederações e com patrocinadores”, disse Freire.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo