Antonio Tozzi Esportes

Brasil larga bem nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

Marquinhos marcou o gol da vitória sobre o Peru na 2ª partida das Eliminatórias da Conmebol na noite de terça-feira (12) em Lima (Foto: Vitor Silva/CBF)
Marquinhos marcou o gol da vitória sobre o Peru na 2ª partida das Eliminatórias da Conmebol na noite de terça-feira (12) em Lima (Foto: Vitor Silva/CBF)

A seleção brasileira cumpriu sua obrigação. Venceu os dois primeiros jogos no começo das Eliminatórias da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), realizados nos dias 8 e 12 de setembro.

Os desempenhos, no entanto, foram bem diferentes. Na primeira partida, o Brasil deu show e goleou a Bolívia por 5 a 1 (dois gols de Neymar, dois gols de Rodrigo e um de Raphinha e de Arébalo para os bolivianos) e mostrou um repertório bem diversificado que encantou a torcida brasileira na partida disputada em Belém do Pará – alguns até mesmo exaltaram tanto que afirmaram nem precisar da vinda de Carlo Ancelloti. Os comentaristas também se animaram e enfatizaram a posse de bola do time comandado por Fernando Diniz que chegou aos 80%.

Quatro dias depois, a realidade foi outra. A seleção brasileira foi a Lima para enfrentar a seleção peruana e mostrou um futebol bem abaixo do que se esperava. Além de ter jogado fora de casa em um gramado criticado pelos jogadores brasileiros, com a torcida contra e uma arbitragem que não inibiu as entradas violentas dos adversários, os craques brasileiros não estavam em uma noite inspirada e a partida chegou a ser sonolenta. O resultado final foi 1 a 0, com Marquinhos marcando de cabeça após o escanteio cobrado por Neymar, no final da partida. 

Este ano, o Brasil ainda terá mais quatro compromissos. Na 3ª rodada, o  Brasil deve derrotar a Venezuela em Cuiabá, no dia 12 de outubro. No dia 17 de outubro, entretanto,  a seleção brasileira enfrentará  o Uruguai em Montevidéu. Em novembro, mais dois jogos difíceis: Colômbia, no dia 16 de novembro fora de casa e Argentina, em casa, no dia 21 de novembro.

Após as duas partidas iniciais, como era de se esperar, Brasil e Argentina lideram as Eliminatórias da Conmebol, com 100% de aproveitamento, seguidos pela seleção colombinada (4 pontos), Uruguai, Venezuela (ambas com 3 pontos),  Paraguai, Peru e Chile (com 1 ponto) e Equador e Bolívia (com 0 ponto). Vale lembrar que o Equador está sem nenhum ponto, apesar de ter vencido o Uruguai por 2 a 1, porque havia iniciado a competição com -3 pontos por causa da punição aplicada pela Fifa por causa da seleção equatoriana ter escalado um jogador colombiano como se fosse do Equador nas Eliminatórias passada.


Corinthians domina o futebol feminino no Brasil 

As "brabas" corintianas comemoram mais um título nacional no futebol feminino (Foto: Meu Timão)
As “brabas” corintianas comemoram mais um título nacional no futebol feminino (Foto: Meu Timão)

O Timão não tem adversárias no futebol feminino brasileiro atual.  No domingo (10), venceu a Ferroviária por 2 a 1, de virada, na Neo Química Arena, e conquistou pela quinta vez o título do Campeonato Brasileiro Feminino. Diante de mais de 42 mil pessoas e de novo recorde de público em um jogo de futebol feminino na América do Sul, foi o time de Araraquara que abriu o placar, com Mylena Carioca. O empate das Brabas saiu ainda no primeiro tempo, com Jhenifer. Na segunda etapa, em um domínio do Corinthians, Tamires marcou o gol da virada que garantiu o título.

O jogo foi o último de Arthur Elias como treinador do Corinthians na Neo Química Arena. O comandante aceitou o convite da CBF e será o técnico da seleção brasileira feminina. Antes de assumir de vez o comando, ele ainda comandará as Brabas na disputa da Conmebol Libertadores. O treinador treina o time feminino do Corinthians desde 2016. São oito temporadas completas e 14 títulos vencidos. É o técnico que mais tempo ficou no cargo na história do clube, considerando as equipes profissionais.

Lista de campeões do Brasileirão Feminino:

2023 – Corinthians

2022 – Corinthians

2021 – Corinthians

2020 – Corinthians

2019 – Ferroviária-SP

2018 – Corinthians

2017 – Santos

2016 – Flamengo

2015 – Rio Preto-SP

2014 – Ferroviária-SP

2013 – Centro Olímpico-SP


Miami Dolphins vence na abertura da temporada 2023/2024 da NFL

Tyreek Hill deu show na abertura da temporada 2023/2024 e Miami Dolphins vence em Los Angeles (Foto: nfl.com)
Tyreek Hill deu show na abertura da temporada 2023/2024 e Miami Dolphins vence em Los Angeles (Foto: nfl.com)

A melhor semana na NFL é a semana de abertura. As boas equipes não estão em forma ainda e as equipes ruins não sabem que são ruins, uma excelente combinação para tirar conclusões precipitadas em toda a liga. A NFL sempre tem reações exageradas semanais a desempenhos, mas a Semana 1 é a rainha das reações exageradas a um jogo ou a um desempenho individual. 

É claro que isso é o que torna a NFL excelente. Estas são as melhores reações de alguns jogos na semana de abertura do ano, após os jogos de domingo, e se essas histórias são reações exageradas ou realidade. 

Quando Tua Tagovailoa está saudável, o ataque do Dolphins é um rolo compressor. Tagovailoa foi dominante no arremesso da bola na emocionante vitória do Dolphins sobre o Chargers por 36 a 34, completando 28 de 45 passes para 466 jardas, com três touchdowns e uma interceptação, obtendo uma pontuação de 110,0. Tagovailoa ainda fez o passe para o touchdown vencedor do jogo para Tyreek Hill faltando 1:45 para o fim da partida, colocando o Miami na frente definitivamente, levando os Dolphins a uma vitória de virada. 

É claro que é apenas a primeira semana, mas Tagovailoa lidera a NFL em jardas de passe, jardas por tentativa e está empatado na liderança da liga em touchdowns de passe. Os Dolphins são um candidato ao Super Bowl na AFC se Tagovailoa estiver saudável. 

Se Tagovailoa jogar todos os 17 jogos com esse ataque, ele estará no páreo para o prêmio de MVP. 

O wide receiver Tyreek Hill foi o típico jogador dominante contra os Chargers, recebendo 11 passes para 215 jardas e dois touchdowns na vitória (seu terceiro jogo com 200 jardas de recepção e dois touchdowns). Hill está no ritmo de 3.655 jardas nessa temporada (estamos na Semana 1), mas ele só precisa de uma média de 111,6 jardas por jogo para chegar a 2.000, graças ao seu início tórrido.

A meta era chegar a 2.000 jardas para Hill, que teve 1.710 jardas de recepção no ano passado. Se Tagovailoa estiver saudável durante toda a temporada, Hill alcançará o marco que deseja. 

Resultados da 1ª semana da NFL na abertura da temporada: 

Detroit Lions 21 x 20 Kansas City Chiefs

Dallas Cowboys 40 x 0 New York Giants

Miami Dolphins 36 x 34 Los Angeles Chargers

Philadelphia Eagles 25 x 20 New England Patriots

Los Angeles Rams 30 x 13 Seattle Seahawks

Las Vegas Raiders 17 x 16 Denver Broncos

New Orleans Saints 16 x 15 Tennessee Titans

Green Bay Packers 38 x 20 Detroit Lions

San Francisco 49ers 30 x 7 Pittsburgh Steelers

Tampa Bay Buccaneers 20 x 7 Minnesotta Vikings 

New York Jets 22 x 16 Buffalo Bills


Djokovic vence US Open e chega a 24 títulos de Grand Slams

Djoko é super campeão de tênis com 24 títulos de Grand Slam, recorde na Era Aberta (Foto: olympics.com)
Djoko é super campeão de tênis com 24 títulos de Grand Slam, recorde na Era Aberta (Foto: olympics.com)

Novak Djokovic estabelece novo recorde. Há 15 anos, o sérvio conquistava conquistava o primeiro título de Grand Slam. No domingo (10), ele levantou pela 24ª vez o troféu de um dos quatro principais torneios do mundo no tênis ao derrotar Daniil Medvedev por três sets a zero. A mais recente conquista foi no US Open. Tetracampeonato em Nova York que faz Djokovic igualar a australiana Margaret Court, maior vencedora da história, com 24 Grand Slams.

Justamente no torneio que celebra os 50 anos da igualdade de pagamentos na premiação entre homens e mulheres no Aberto dos Estados Unidos, Djokovic iguala Court, que dominou o tênis feminino entre os anos 1960 e 1970. Após a conquista, Djokovic comemorou o título com uma camisa com um 24, com foto e referência a Kobe Bryant, em razão do número de títulos de Grand Slams.

Ao todo, Novak Djokovic acumula 10 títulos do Australian Open, três de Roland Garros, sete de Wimbledon e, agora, quatro do US Open. Empatado em 24 conquista com Margaret Court, o sérvio se descola da americana Serena Williams, já aposentada e com 23 Grand Slams na conta. Entre os homens, o espanhol Rafael Nadal é quem está mais perto, com 22 conquistas e com a promessa de voltar a jogar em 2024. O suíço Roger Federer deixou as quadras com 20 troféus de Majors.

Além de mais um troféu para a galeria e da retomada do posto de número 1 do mundo no ranking que será divulgado nesta segunda-feira, Djokovic ainda recebeu US$ 3 milhões, cerca de R$ 14,9 milhões, como premiação pelo título. Medvedev permanece como terceiro colocado do ranking mundial. Enquanto o espanhol Carlos Alcaraz, derrotado pelo russo na semifinal, se mantém como segundo do mundo. A nova e a novíssima geração do tênis está pronta. Contudo, Djokovic é incansável.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo