Brasil Geral

Brasil quer, até 2018, atingir 10% do mercado agropecuário global

O governo fixou uma meta de que as exportações brasileiras do agronegócio respondam por 10% do comércio mundial até 2018, informou o ministra da Agricultura, Kátia Abreu, na sexta-feira (29). Atualmente, o Brasil responde por 7,04% do comércio mundial.

De acordo com ela, para atingir essa meta, o incremento das exportações do agronegócio seria de R$ 20 bilhões, em um ano fechado, até 2018. Essa elevação se daria, basicamente, em carnes, grãos e frutas, informou.

Segundo o Ministério da Agricultura, o governo mapeou 22 países que representam os principais mercados de produtos agropecuários mundiais, respondendo por 75% das compras de produtos agropecuários no planeta e identificou as principais potencialidades de vendas de produtos brasileiros.

“A gente levantou a perspectiva de cada um `país` para não pesarmos a mão. Fizemos uma perspectiva bastante real e bastante conservadora. Para cada um dos países, colocamos os produtos `que podem ter as vendas externas estimuladas`”, declarou a ministra.

A estratégia do governo, informou a ministra, é avançar nas negociações comerciais com o Mercosul, com o México, Canadá, Japão, Índia, China e Rússia, entre outros países, além de adequar as vendas externas brasileiras às regras fitossanitárias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo