Estados Unidos Geral

Brasileira casada com o vice-governador da Pennsylvania sofre agressão racista

Segunda-Dama do estado foi chamada de n***** por mulher na fila do supermercado e grava vídeo

Gisele discursa em evento que anunciou as medidas contra a pandemia no seu estado (Flickr/Gov. Tom Wolf)

A brasileira naturalizada americana Gisele Barreto Fetterman, casada com o vice-governador da Pennsylvania, John Fetterman, foi vítima de racismo no domigo, ao fazer compras em um supermercado. Gisele, de 38 anos, foi chamada de “n*****” por uma mulher enquanto esperava sua vez na fila do caixa. “Oh, é a n***** com quem o Fetterman casou”, disse a mulher, segundo Gisele. “Você não pertence a este lugar”, completou ainda a agressora.

Gisele postou mais tarde no Twitter uma imagem do encontro com a mulher (veja abaixo), com o seguinte comentário “Amo, amo e amo este país, mas estamos profundamente divididos. Fui verbalmente agredida num supermercado por alguém que seguidamente me dizia que eu não pertenço a este lugar. A agressão continuou até o estacionamento, onde eu pude [gravar o vídeo]”.

Em entrevista, a Segunda-Dama da Pennsylvania disse que a mulher já foi identificada e que a polícia investiga o caso.

Nascida no Brasil, Gisele veio para os Estados Unidos quando tinha oito anos. Ficou indocumentada até 2004, quando obteve o seu green card, e tornou-se cidadã em 2009. Casou-se com o político Democrata John Fetterman, atual vice-governador da Pennsylvania, em 2008.

O governador da Pennsylvania, Tom Wolfe, disse em nota que “a intimidação étnica e o discurso de ódio direcionado à Segunda-Dama da Pennsylvania são vergonhosos e inaceitáveis”. O senador Democrata Bob Casey também se manifestou sobre o caso. “É nosso dever ensinar nossas crianças gentileza, aceitação e inclusão, e a condenar o ódio quando e onde ele estiver”, disse Casey.

Gisele revelou que tem sofrido com outros ataques recentemente. “Tenho recebido uma boa quantidade de ódio contra mim”, disse. “Aprendi a me acostumar com isso e saber o que dizer. Está se tornando normal para mim. Mas nunca foi na minha cara, em público. Ninguém está livre disso.”

Veja o vídeo gravado pela Segunda-Dama:

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo