Local Manchete

Brasileira de Tampa é condenada por prática ilegal da advocacia

Roberta Guedes admitiu a fraude e receberá sentença em dezembro

A brasileira deve receber uma pena de, pelo menos, dois anos de prisão (Foto: Nick Youngson – Stock Image)

Uma brasileira moradora de Tampa foi acusada de falsidade ideológica e exercício ilegal da advocacia e agora aguarda a decisão da Justiça para saber quanto tempo vai passar atrás das grades. Roberta Guedes já admitiu culpa nos processos e confessou ter representado clientes em audiências na Corte, após receber dinheiro para prestar assessoria em casos de imigração e de Direito de Família.

Roberta, de fato, graduou-se em Direito, há cinco anos, pela Stetson University, em Gulfport, na região de Tampa Bay. No entanto, ela foi reprovada duas vezes no Florida Bar Exam, a avaliação a que são submetidos os bacharéis em Direito para comprovar capacidade e conhecimentos necessários para a prática da profissão – semelhante ao Exame da Ordem dos Advogados no Brasil.

Isso, porém, não impediu a brasileira de exercer a advocacia: ela falsificou documentos de uma colega da universidade (a polonesa Agnieszka Piasecka, que foi aprovada no exame e mantém um escritório em Clearwater, FL) e passou a atender aos clientes em dois escritórios na costa oeste da Flórida. Roberta usou ainda outros documentos falsos para abrir contas em bancos e aprovar linhas de crédito. Em uma audiência em Orlando, ele chegou a se apresentar diante do juiz como sendo a colega polonesa.

As mentiras da brasileira vieram à tona quando um magistrado da Corte de Hillsborough, em Tampa, solicitou os documentos da suposta advogada. Roberta, a princípio, negou que exercesse a advocacia e afirmou que apenas prestava assessorial jurídica, como paralegal. Mas, diante das evidências, ela não teve como evitar um acordo judicial, em que foi determinada a devolução de todo o dinheiro recebido de clientes.

Além disso, há cerca de duas semanas, ela assinou um termo admitindo as acusações federais de fraude, roubo de identidade e prática ilegal da profissão. Ela vai voltar ao tribunal em dezembro para tomar conhecimento da pena, que nestes casos, segundo especialistas, deve ser de pelo menos dois anos de detenção.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo