Comunidade Manchete

Brasileira é eleita vereadora em Massachusetts

Goiana entra para a história como a primeira commissioner brasileira nos EUA; Partido Democrata venceu em NY, Boston e elegeu os governadores de New Jersey e Virgínia

MMargareth Shepard venceu a a eleição em Framingham
Margareth Shepard venceu a a eleição em Framingham

A ativista brasileira Margareth Basílio Shepard venceu as eleições para commissioner (vereadora) em Framingham, Massachusetts,  e entra para a história como a primeira vereadora brasileira nos Estados Unidos. Ela assumirá uma cadeira no sétimo distrito e terá como plataforma de trabalho lutar pelos direitos dos imigrantes, principalmente da sua comunidade. Margareth venceu com 587 votos. A cidade de Framingham tem uma numerosa comunidade brasileira. As informações são do Brazilian Times.

A vereadora agradeceu o amplo apoio da comunidade. “Ser candidata não é uma decisão fácil ou momentânea”. Para ela, “tantas são as dificuldades, os preconceitos e os péssimos exemplos de maus políticos que a maioria das pessoas honestas têm preferido se manter a distância”. Mas desde o início de sua campanha ela buscou manter um contato próximo com a comunidade “Se nos afastamos por estes motivos, restarão apenas os oportunistas e corruptos tomando decisões que afetam nossas vidas”, fala.

Margareth é natural de Goiânia (GO) e residente nos estados Unidos há 25 anos. Ela é filiada ao Partido Democratas desde 2008, e grande defensora da causa imigrante.

“O momento em que vivemos requer a nossa participação em todos os níveis”, disse Shepard ainda enquanto candidata. “Não basta apenas ser pai ou mãe, um bom profissional, atuantes em nossas igrejas. É preciso que participemos do processo político administrativo. Para isto, temos que entender como funciona no nosso pequeno coletivo”.

Outros brasileiros

O empresário do ramo imobiliário Pablo Maia também estava na corrida eleitoral e buscava uma cadeira como vereador em Framingham. Ele ficou na quarta colocação e não conseguiu se eleger.

Já em Everett, a brasileira Stephanie Martins perdeu a corrida eleitoral por vaga como vereadora no Distrito 4 por um placar bastante apertado.

Vitória Democrata nas eleições

O prefeito Marty Walsh, que na semana passada anunciou a liberação de um funde no valor de US$ 1 milhão para proteger os imigrantes em Boston conseguiu se reeleger com 74% dos votos. Outro prefeito que também tem carinho e respeito pela comunidade imigrante é Joe Curtatone, que se reelegeu para o seu oitavo mandato.

O democrata Bill de Blasio, também ferrenho defensor da causa imigrante, foi reeleito prefeito de New York na noite desta terça-feira (7). Considerado como um representante do ala progressista do Partido Democrata, ele continuará no comando da maior cidade dos Estados Unidos por mais quatro anos.

Bill de Blasio teve uma clara vitória sobre seu rival mais importante, a republicana Nicole Mallotakis. Com 99% das assembleias eleitorais apuradas, De Blasio obteve 66,5% dos votos, enquanto Nicole ficou com 27,8%. O restante dos votos ficou dividido entre outros cinco candidatos.

O democrata Ralph Northam venceu as eleições para governador no estado da Virgínia, derrotando o republicano Ed Gillespie, abertamente apoiado pelo presidente Donald Trump, segundo projeções das TVs locais.

De acordo com as projeções, Northam obteve 52% dos votos, contra 47% para Gillespie, em uma eleição na qual o candidato republicano fez campanha seguindo o modelo de Trump nas presidenciais.

Gillespie centrou sua campanha no combate à criminalidade e aos imigrantes ilegais, tal como fez Trump em seu caminho para a Casa Branca.

A ex-candidata presidencial Hillary Clinton e o ex-presidente Barack Obama se envolveram abertamente na campanha de Northam, fazendo da eleição uma batalha entre democratas e republicanos.

O governador em final de mandato da Virgínia, o democrata Terry McAuliffe, declarou que “o medo, a divisão e o ódio não funcionaram”. Em New Jersey, os democratas também tiveram sucesso, com Phil Murphy batendo com facilidade o atual governador, o republicano Chris Christie, outro aliado de Trump.

Em 2018, serão realizadas novas eleições para governadores de outros estados e cidades americanas.

Bill de Blasio foi reeleito em NY
Bill de Blasio foi reeleito em NY
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo