Brasileira é estrela de companhia de teatro em New York

Ana Moioli, juntamente com três amigas atrizes, fundaram a companhia de teatro Et Alia, que está arrancando aplausos de plateias na Big Apple

0
903
Ana Moioli tem companhia de teatro em NY (Foto: Divulgação)
Ana Moioli tem companhia de teatro em NY (Foto: Divulgação)

DA REDAÇÃO – A jovem brasileira Ana Moioli começou sua trajetória como atriz aos nove anos de idade ainda no Brasil. Ana também estudou na Moscow Art Theatre School, na Rússia e, já nos Estados Unidos, ela se formou na conceituada NYU Tisch Drama.

Ana é natural de São Paulo se mudou para New York há mais de três anos para estudar teatro no NY Skirball. 

Em 2019, Ana e outras três amigas da Romênia, Itália e Venezuela, decidiram criar a companhia de teatro Et Alia. Ela destaca que cada integrante da companhia é de um país diferente. Giorgia Valenti é natural da Itália, Maria-Luiza Muller é romena, Isabella Uzcátegui é da Venezuela.

“Nós (Ana, Maria, Giorgia e Isabella) decidimos criar a companhia no verão do ano passado. A ideia era unir toda nossa bagagem cultural, experiências no palco e diferentes idiomas para a cena contemporânea de New York. Nosso desejo é expandir nossos horizontes e contar histórias para o mundo. O grupo nasceu do desejo e do poder de construir conexões muito além da nacionalidade e dos rótulos. Nossa ambição é dividir histórias com o público de New York”, disse Ana.

O grupo já montou as peças “Running in Place”, de Hasnain Shaikh, “How to be a Monster”, de Maria Müller e “Lolique”, de Isabella Uzcátegui e direção de Ana Moioli. 

A próxima peça do grupo será a “Veinticinco”, desenvolvida coletivamente pela brasileira e outras mulheres latino-americanas. Ela explora a identidade latina através de diversos recursos teatrais, como dança, música e tecnologia.

Ana também vai produzir, em breve, uma peça que ela escreveu, onde também vai atuar. Com o título de “For The Time Being”, ela vai retratar sua saudade do Brasil e a dificuldade de seguir a vida no exterior. “É uma peça com a cara brasileira, mas para o público norte-americano. Eu represento a cultura brasileira, falo da comida, nossos costumes e como é difícil seguir em frente em outro país”, disse.

Para mais informações sobre o grupo, acesse: https://www.etaliatheater.com