Imigração Manchete Notícias

Brasileira é impedida de entrar nos EUA e diz ter sido humilhada pela imigração

Jovem viveu legalmente no país por dois anos como babá e afirmou que ter voltado para buscar pertences

Brasileira foi impedida de entrar nos EUA e teve visto cancelado FOTO Orion Pires
Brasileira foi impedida de entrar nos EUA e teve visto cancelado FOTO Orion Pires

Da Redação com G1 – Por ter vivido os últimos dois anos com o visto de trabalho para cuidar de crianças – visto de AuPair – uma brasileira de 23 anos, que preferiu não ser identificada, não imaginava que seria impedida de entrar nos Estados Unidos na última semana. A jovem fez uma escala no aeroporto de Detroit (MI) na quarta-feira (28) e seguiria para New York e Boston (MA) para buscar seus pertences e ficaria por uma semana. Ela tinha visto de turista válido até 2022, mas foi cancelado.

Acompanhada de policiais americanos, a professora de inglês retornou ao Brasil na sexta-feira (30) e contou ao G1 que foi tratada como uma criminosa, mesmo depois de ter trabalhado legalmente por dois anos como babá em uma casa de família nos EUA sem envolvimento em nenhuma irregularidade naquele período.

A passagem de volta já estava comprada para terça-feira (4). O bilhete de ônibus entre Nova York e a cidade de Boston, onde ela ficaria, também estava em mãos.

“Eu morei entre 2014 e 2016 em Boston cuidando de três crianças no programa de intercâmbio Au Pair com visto para trabalho nesse período. Com o fim do contrato, voltei para o Brasil em fevereiro para dar aula de inglês, mas como deixei muitas roupas e objetos pessoais em Boston, decidi voltar para buscar. Estava com visto de turista. Não ficaria nem uma semana lá e, quando cheguei no aeroporto quarta-feira, fui abordada como criminosa. Só faltou me algemarem”, destaca a professora.

Ao desembarcar em solo americano, a brasileira disse que passou pela imigração e apresentou os documentos necessários. Em seguida, foi encaminhada para uma sala do departamento de segurança local junto com outros quatro brasileiros, sendo três mulheres e um homem. Todos passaram pelo mesmo constrangimento, segundo ela.

“Como eu entendo inglês, começaram a me fazer várias perguntas sobre a viagem, depois pegaram meu celular, olharam todas as conversas em aplicativos e e-mails. Respondi um questionário e mesmo assim disseram que eu estava mentindo sobre a minha ida e que meu nome e documentos eram falsos. Eu só queria buscar minhas coisas”, disse.

Visto cancelado

Após o interrogatório, a jovem conseguiu falar por telefone com a mãe que estava no Brasil. Chorando, ela revelou que havia ficado presa em uma cela e que o visto de turista havia sido cancelado. Já o retorno ao Brasil seria em questão de horas. Um verdadeiro “bate e volta”.

“Foi uma sensação horrível. Até foto minha naquela parede branca de criminoso fichado eles tiraram. Me colocaram numa cela minúscula com câmeras de segurança e só me deram um lanche para comer porque eu dei 10 dólares para comprarem. Tentei argumentar de todos os jeitos, mostrar documentos, mas foram irredutíveis”.

Sem esperança de entrar no país para pegar os pertences, a jovem foi avisada que teria de retornar ao Brasil ainda na quinta-feira (29). Ela e outros quatro brasileiros foram colocados em um voo para Atlanta, também nos EUA.

“Quando a gente desceu do avião vi cinco policiais esperando por nós com nossos passaportes na mão e todos os passageiros olhando. Tivemos que descer na pista e fomos levados para uma outra sala secreta. Andei num carro da Polícia com câmeras, enquanto eles (americanos) ironizavam os brasileiros”, lamenta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo