Comunidade Manchete

Brasileira vence reality show de gastronomia nos EUA: “Sonhar com tudo isso me trouxe até aqui”

Programa exibido pelo canal Discovery Plus prestou homenagem à Julia Child, uma das figuras mais importantes da culinária americana e inspiração para a rondoniense campeã da edição

Jaíne Mackievicz é a nova Julia Child à brasileira (foto: Instagram Jaíne Mackievicz)

Jaíne Mackievicz, uma rondoniense de 29 anos que mora na Califórnia, é agora uma celebridade da gastronomia nos EUA. A brasileira superou outros sete chefes de cozinha e venceu o reality show produzido pela Food Network em homenagem à Julia Child, uma das figuras mais importantes da culinária americana.

O reality foi ao ar em seis episódios semanais pelo canal Discovery Plus e vai estreiar no Brasil no dia 28 de junho. Em cada etapa eliminatória, os participantes tinham que reproduzir os célebres pratos elaborados por Child. Durante sua trajetória, a americana escreveu vários livros e apresentou programas na televisão especializados no assunto. Segundo disse Jaíne ao canal JRO, de Rondônia, mais que uma competição, o reality significou um encontro com sua principal inspiração.

“Eu tinha escrito um artigo para uma revista dos EUA contando a minha história com a Julia, como que eu era louca por ela e, na verdade, que eu mudei para os EUA por causa dela. Eles entraram em contato comigo e minha primeira reação foi ficar com muito medo”, comenta. 

Além da exposição, os principais desafios, de acordo com ela, eram o idioma e o medo de não conseguir reproduzir as receitas. “Diferentemente dos outros participantes, eu não tive a influência direta de assistir a Julia na TV. Minhas referências vieram do que eu pude absorver da história dela por vídeos e livros, e da minha própria imaginação”, contou. 

Como conhecia bem a história de Child, Jaíne se apegou a uma fase da vida da autora em que ela morou na França e se dedicou a experimentar e reproduzir os sabores do país.  “Me apeguei a essa ideia de Julia experimentando o mundo da gastronomia no país que não era o dela. Foi a mesma sensação que eu tive. Me inspirei e decidi que queria ser 100% eu. Levar a minha brasilidade, mesmo com a barreira do idioma”, declarou. Um dos pratos adaptados por foi a tradicional muqueca de peixe com leite de coco e azeite de dendê. “Eu acho que foi o primeiro prato que mostrou aos jurados que eu podia agregar com sabores do Brasil”, relembra.

A consagração da vitória veio na segunda-feira (18). Jaíne Mackievicz foi selecionada após os editores do programa lerem seu artigo na revista Cherry Bombe. A publicação fez uma edição especial em homenagem à cozinheira que morreu em 2004, dois dias antes de completer 92 anos. Seu carisma para apresentar o programa de TV e habilidade com os temperos fez com que ela conquistasse milhões de fãs em todo o mundo. Em 2009, sua história com a culinária foi retratado no filme Julie & Julia, protagonizado pela atriz Meryl Streep.  “Sonhar com tudo isso me trouxe até aqui. Eu fiz e faço o que Julia aconselhou numa frase: ‘Encontre alguma coisa pela qual você seja apaixonado e se mantenha tremendamente interessado por ela’”, finalizou a rondoniense.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo