É bem verdade que o PSG e o Chelsea farão o jogo mais esperado deste fim de semana no mundo da bola, mas os torcedores brasileiros também têm motivos para vibrar: depois de exatamente um mês, o Brasileirão está de volta e a 13ª rodada será marcada por clássicos regionais, duelos de gigantes e até um confronto entre times que estacionaram na zona do rebaixamento. O campeonato mais equilibrado e emocionante do planeta pede passagem – e com muitas novidades, não só com as idas e vindas de jogadores, mas também em relação à troca de técnicos.
A pausa durante a realização do Mundial de Clubes promete mudar o panorama da competição. A começar pelo líder Flamengo, que ao retornar dos Estados Unidos depois de uma boa campanha na Copa da Fifa flertou com uma crise interna… o que não é novidade (veja mais detalhes na coluna No Ângulo do Gol, ao lado). Novidade mesmo é o volante Jorginho, que fará sua estreia diante da torcida carioca. O jogador se encaixou bem no esquema do técnico Filipe Luís e é peça importante no time, especialmente após a saída de Gérson, que foi para o futebol russo. O adversário na rodada é o São Paulo, que está de técnico novo: o argentino Hernán Crespo substituiu o compatriota Luis Zubeldía.
Quem também tem treinador novo é o Botafogo. O italiano Davide Ancelotti (filho do técnico da Seleção Brasileira) dá os seus primeiros passos na profissão, no lugar do português Renato Paiva, demitido após a eliminação no Mundial de Clubes. A trajetória do clube da Estrela Solitária nos EUA foi motivo de orgulho para o país, especialmente depois da vitória sobre o PSG, atual campeão da Champions League. O autor do gol daquele triunfo foi Igor Jesus, que acertou sua transferência para o Nottingham Forest da Inglaterra, assim como o jovem zagueiro Jair. O Bota enfrenta o Vasco, de Fernando Diniz, num dos clássicos regionais desta rodada – os outros são Fortaleza x Ceará, no Castelão, e Corinthians x Bragantino, em Itaquera.
A rodada terá ainda Bahia x Galo, na Fonte Nova, e os dois times tentam chegar ao G-4, depois de ambos terem conquistado duas vitórias consecutivas no campeonato. Já Cruzeiro x Grêmio marca o duelo entre dois dos maiores vencedores da Copa do Brasil, com 11 títulos em conjunto. Os gaúchos, treinados por Mano Menezes, estão invictos há três rodadas, mas os mineiros querem continuar a arrancada que pode garantir a liderança da competição ainda neste fim de semana.
E não vai faltar emoção também na parte de baixo da tabela. O Beira-Rio vai receber Inter x Vitória e quem perder vai amargar o Z-4… e o empate pode deixar os dois na zona do rebaixamento. Vale ressaltar que o time baiano trocou de técnico esta semana: Fábio Carille assumiu o lugar de Thiago Carpini. Mas o jogo dos desesperados vai ser mesmo Juventude x Sport, no Alfredo Jaconi, já que os times ocupam as últimas colocações no Brasileirão. Com apenas 3 (três, isso mesmo) pontos, os pernambucanos não vão deixar a lanterna, pois fazem a pior campanha da história da Série A. No entanto, uma vitória fora de casa pode melhorar o astral no Leão do Recife, especialmente depois da recente eliminação na Copa do Nordeste. Mas o Juventude quer se recuperar, pois não vence há nove rodadas.
Por fim, vale citar Fluminense e Palmeiras, que foram os brasileiros com melhor colocação no Mundial de Clubes – 4º e 8º lugares, respectivamente. Como foram os últimos a deixar a competição na América, os dois terão seus jogos adiados nesta rodada. O Flu enfrentaria o Mirassol, mas a maior preocupação agora é a iminente saída do seu jogador principal, Jhon Arias. O bom desempenho na Copa certamente abriu as portas da Europa para o colombiano e o destino pode ser o futebol inglês ou espanhol. O mesmo pode ser dito do outro colombiano, Richard Ríos, destaque absoluto do Palmeiras, que interessa ao Manchester United. Nunca é demais lembrar que Estevão já se despediu do Verdão a caminho do Chelsea. O adversário do Palmeiras no Brasileirão seria o Santos, que renovou com a estrela Neymar.
Enfim, não faltam motivos para acompanhar as 26 rodadas restantes deste eletrizante Campeonato Brasileiro… e pensar que ainda teremos neste segundo semestre, para muitos destes clubes, a Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. Viva o futebol!