Brasileiras atuam em peça imersiva sobre distúrbios alimentares

Grupo Et Alia Theater apresenta “This is me eating” em New York

0
497
Atrizes de espetáculo que tem brasileiras no elenco (Foto: Divulgação)
Atrizes de espetáculo que tem brasileiras no elenco (Foto: Divulgação)

No dia 30 de outubro, o grupo Et Alia Theater lançará o espetáculo imersivo “This is me eating”, que se originou de um projeto online colaborativo, destacando as experiências dos colaboradores com a comida.

“Como já foi comprovado no projeto online, todos, sem exceção, têm uma história individual em sua relação com alimentação e o próprio corpo que vale ser explorada. Ainda existe muito tabu e desconforto associado ao tema, o que contribui para a permanência e enraizamento de distúrbios alimentares,” declararam Ana Moioli e Luisa Galatti, que se apresentarão no sábado (30).

Et Alia Theater é o grupo idealizador do projeto. Fundado em 2019 em New York por  Ana Maioli, Maria Müller, Giorgia Valenti e Isabella Uzcátegui, o grupo é liderado por mulheres internacionais. O termo et alia significa “e outro”, em latim, o que faz jus a sua missão de trazer ao palco a diversidade de vozes representada pelos membros do grupo. Entre as nações representadas estão Brasil, Romênia, Itália e Turquia.

Com relação à peça, foi inicialmente idealizada por Valenti, que hoje é co-diretora artística da companhia. O espetáculo é inspirado em sua experiência pessoal com distúrbios alimentares. O projeto foi adiado no ano passado, devido à pandemia. Contudo, a companhia conseguiu desenvolver à parte o projeto online. Muitas pessoas do mundo inteiro enviaram seus vídeos no ato de comer, ideia central do projeto. Este projeto homônimo contribuiu para o grupo receber o apoio financeiro do New York City Artist Corp, que viabilizou o grupo a promover as apresentações do dia 30. A peça é dirigida por Debora Balardini, co-produzida por Dave Morissey Jr., que também é designer. Andrea Nascimento, proprietária do @andrea_homemade, fornece serviços de catering ao grupo.

Para quem estiver lendo este artigo e estiver em New York no dia 30 de outubro, apresentações acontecerão entre 4 e 7 da noite a cada 45 min no Alchemical Studios, 104 West 14th Street, no West Village.