Comunidade

Brasileiro compartilha sua experiência de voltar a estudar nos Estados Unidos

Conheça a história de um brasileiro que mora em Massachussetts e garante que estudar é o caminho para uma vida de sucesso no país

Marcos Fideles concluiu curso superior com curso online do Uninter. Foto: Divulgação

Mineiro de Ipatinga, Marcos Fideles, cursou Direito durante quatro anos no Brasil e parou. O sonho do diploma universitário foi substituído por outro: morar nos Estados Unidos em busca de trabalho e melhor qualidade de vida. 

A história de Marcos é compartilhada por grande parte de jovens adultos imigrantes que deixam o país para viver no exterior por alguns anos. Neste caso, já se vão seis anos. Durante este período, ele se casou e teve uma filha, agora com três anos de idade, e enquanto planeja seu retorno ao Brasil, tomou uma decisão: voltou a estudar. “Eu nunca abandonei a ideia de terminar o meu curso superior, só não sabia como poderia fazer isso aqui nos Estados Unidos”, conta o atual residente da cidade de Framingham, em Massachussetts. Foi quando Marcos descobriu que o Centro Universitário Internacional Uninter oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação a brasileiros que vivem fora do Brasil e querem fazer faculdade.  O curso selecionado foi Logística, que tem a duração de dois anos. “Sempre tive interesse nesta área, que está sempre crescendo com novas oportunidades”, diz o universitário. 

Flexibilidade e Qualidade: a combinação perfeita 

Ao ser questionado sobre o maior desafio para voltar a estudar, Marcos não hesita e responde: a falta de tempo. Jornadas longas de trabalho diário são comuns na comunidade de imigrantes e administrar o pouco tempo que sobra passa a ser um grande obstáculo. Porém, com aulas 100% online, Marcos pôde criar sua própria rotina de estudos. “Com a flexibilidade do acesso, eu assistia à todas as aulas no meu dia de folga, e no intervalo do trabalho, assistia aos slides“, cita o expatriado se referindo às opções disponibilizadas pelo curso, complementando que também aproveitava o dia de folga para realizar as provas. 

Marcos conta que havia um certo estigma com cursos online, mas a pandemia mudou essa percepção. “Quando chegou a pandemia todas as instituições de ensino foram obrigadas a adotar o modelo virtual, e a Uninter era a mais preparada pra isso, com experiência e qualidade de educação”, lembra. Na hora de escolher a sua universidade é muito importante ressaltar a credibilidade da instituição, saber se é credenciada pelo MEC, por exemplo. Isso é um dos atrativos também para empregadores no processo de seleção de profissionais.  

Ao se preparar para buscar uma vaga no mercado, o diploma online oferece algumas vantagens ao candidato. De acordo com a empresa de mídia digital U.S. News, especializada em dados e relatórios, muitas empresas veem os graduados de EAD como profissionais com fortes habilidades de gerenciamento de tempo, habilidades de tomada de decisão e compromisso com sua área. 

No caso de Marcos Vinicius, o seu conhecimento em logística já está sendo aplicado diariamente no seu trabalho atual, já que lida com estoque de uma rede de supermercados. Mas com o diploma na mão, ele estará pronto para atuar onde quiser, inclusive no Brasil para onde planeja voltar em breve com a família.  

Perguntamos ao Marcos se ele tem alguma recomendação para quem contempla voltar a estudar? 

– “Eu agora falo pra todo mundo, mesmo para aqueles que não pensam ou não sabem se vão voltar para o Brasil: Faça um curso superior, entre no site da Uninter porque tem muitas opções. E dependendo do que você fizer, pode trabalhar em qualquer lugar. É assim com o meu curso de logística, por exemplo. Estudar só vai ajudar a todos a melhorar de vida”. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo