Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Comunidade Imigração Manchete

Brasileiro condenado por homicídio poderá ser enviado à “Alcatraz dos Jacarés”

Outros dez imigrantes indocumentados também estão na lista divulgada pelo Departamento de Segurança Interna

Mauro Gomes Barbosa foi preso em abril e está entre os imigrantes indocumentados com histórico criminal violento (Foto: Divulgação DHS)
Mauro Gomes Barbosa foi preso em abril e está entre os imigrantes indocumentados com histórico criminal violento (Foto: Divulgação DHS)

Um brasileiro condenado por homicídio poderá ser enviado para a prisão de segurança máxima apelidada de “Alcatraz dos Jacarés”. Mauro Gomes Barbosa foi preso em abril por agentes de imigração em Miami e está na lista dos imigrantes indocumentados com histórico criminal violento que foram detidos recentemente no estado, segundo informações do Departamento de Segurança Interna (DHS).

O novo centro de detenção foi inaugurado oficialmente em 1º de julho, na região pantanosa dos Everglades, no sul da Flórida. A instalação foi construída em apenas oito dias no antigo Aeroporto de Treinamento e Transição Dade-Collier. A estrutura temporária, composta por trailers e tendas modulares, possui capacidade inicial para 3 mil detentos, com planos de expansão para 5 mil.

A prisão foi idealizada pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, e pelo procurador-geral do estado, James Uthmeier, em colaboração com o governo federal. Segundo as autoridades, o local foi escolhido por sua localização estratégica, em uma área de difícil acesso, cercada por pântano e fauna selvagem — como jacarés e cobras —, o que dificultaria tentativas de fuga.

Grupos de direitos humanos, ambientalistas e líderes indígenas denunciam que a construção ameaça o ecossistema dos Everglades e infringe terras sagradas de tribos nativas. Além disso, há preocupações sobre as condições de detenção e os riscos durante a temporada de furacões.

Além de Barbosa, a lista divulgada inclui outros imigrantes indocumentados condenados por crimes graves:

  • Santo Villaba-Reyes (Venezuela), condenado por homicídio.
  • Alberto Godinez-Lopez (Guatemala), condenado por homicídio.
  • Johnny Dieudonne (Haiti), condenado por sequestro e cárcere privado.
  • Jan Veslino (Filipinas), condenado por comunicação obscena (viagem para encontrar menor com fins sexuais).
  • Paul Urquiza-Orosco (Peru), condenado por produzir e distribuir pornografia infantil.
  • Noel Acosta-Moya (Venezuela), condenado por sequestro e abuso sexual de criança menor de 13 anos.
  • Adolfo Santoscoy-Rodriguez (México), condenado por abuso infantil e estupro forçado.
  • Roberto Mosquera-Del Peral (Cuba), condenado por agressão, fuga da custódia, roubo de veículo, agressão agravada a policial e homicídio. Ele também é membro da gangue Latin Kings.
  • Maher Elbrahimizada (Irã), condenado por incêndio criminoso e homicídio.
  • Mauricio Lopez-Cardona (Colômbia), condenado por conspiração para importar cocaína, assassinato relacionado ao tráfico de drogas, conspiração para obstruir a justiça e apoio a organização terrorista estrangeira.
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo