Manchete Notícias

Brasileiro é preso pelo ICE na porta da escola do filho em Ohio

Homem tinha ordem de deportação em aberto desde 2005

Brasileiro foi preso pelo ICE depois de ter sido liberado pela polícia
Brasileiro foi preso pelo ICE depois de ter sido liberado pela polícia

O U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) prendeu na quarta-feira (22) um brasileiro na porta da escola de seu filho, quando ele tinha acabado de deixar a criança. Em entrevista ao AcheiUSA, a esposa do brasileiro (os nomes foram omitidos a pedido da entrevistada), contou que, como fazia todos os dias, o marido saiu de casa para deixar o filho de oito anos na escola e seguir para o trabalho, quando foi abordado por agentes do ICE e levado preso.

O mineiro tinha ordem de deportação em aberto desde 2005 quando atravessou a fronteira dos EUA com o México de forma ilegal, foi preso e não compareceu à Corte de Imigração. Desde então, ele vive com a família em Columbus, Ohio. O casal, que tem uma companhia de limpeza na cidade, tem dois filhos nascidos nos EUA, de oito e quatro anos de idade.

“Na quarta-feira, quando passou das 8:30 da manhã, as meninas que trabalham conosco na companhia ligaram perguntando porque meu marido não tinha aparecido. Fiquei preocupada, liguei na escola e eles me informaram que ele tinha deixado nosso filho na escola. Comecei a ligar para hospitais e para a polícia quando ele me ligou da prisão da imigração”, contou.

“Meu marido falou que os agentes foram muito educados e em nenhum momento agiram com truculência. Eles disseram que o estavam levando preso porque ele tinha uma ordem de deportação em aberto e falaram também que estavam monitorando a minha família há dias. Eles sabiam de toda a nossa rotina”, completou.

O marido não tem direito à audiência com o juiz e será deportado sumariamente, nos próximos dias, para o Leste de Minas, de onde ele é.

A brasileira afirma que não está com medo de ser presa, já que apesar de estar ilegal, não tem ordem de deportação em aberto e tem duas crianças. “Sei que corro o risco, mas estou tranquila. Foi tudo muito rápido, ainda não sei o que vou fazer daqui para frente”, disse.

Ordem de deportação em aberto é crime

A advogada de imigração Renata Castro Alves, responsável pelo caso do brasileiro, explicou que se a pessoa tem uma ordem de deportação, se ela passou por processo de asilo e não compareceu à audiência, ela vai ser deportada sem a possiblidade de ver um juiz. “Carta de deportação em aberto é passível de deportação, principalmente, se a pessoa tem Corte marcada e não compareceu, e esse é o caso do brasileiro de Ohio”, disse a advogada.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo