Manchete Notícias

Brasileiros acima de 66 e maiores de 14 anos terão que passar por entrevista para tirar o visto americano

Ordens executivas de Trump mudaram algumas regras para concessão de vistos a brasileiros; quem tem visto vencido há mais de um ano deverá passar por nova entrevista no consulado

Aumentaram as exigências para emissão de vistos para brasileiros
Aumentaram as exigências para emissão de vistos para brasileiros

DA REDAÇÃO, COM UOL – As polêmicas ordens executivas imigratórias assinadas por Donald Trump na sexta-feira (27) também atingem os brasileiros que pretendem tirar o visto americano. As novas regras começaram a valer nesta semana.

De acordo com o portal UOL, a embaixada dos EUA no Brasil confirmou que entre as mudanças está a regra para a realização de entrevistas –a partir de agora, solicitantes que pedirem a renovação de seus vistos na mesma categoria deverão passar por entrevista — antes, ela era dispensada se o pedido fosse feito até 48 meses após o vencimento.

As regras para a isenção da entrevista também mudaram. A partir de agora, somente quem tem menos de 14 anos ou mais de 79 está dispensado. Antes, jovens entre 14 e 15 anos e idosos acima de 66 anos que pediam o visto pela primeira vez não precisavam realizar a entrevista no consulado.

Vale lembrar ainda que solicitantes com o visto expirado há menos de 12 meses e pretender renová-lo na mesma categoria também não precisam passar pela entrevista.

A versão traduzida da ordem executiva está disponível no site da Embaixada dos EUA no Brasil. Os procedimentos para a emissão de cada tipo de visto americano também estão no site da missão diplomática americana no país.

Solicitantes de visto em Porto Alegre já sentiram as mudanças

Em Porto Alegre (RS), os jornais locais reportaram que os solicitantes de vistos não sabiam das mudanças e ficaram surpresos com as novas regras.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RS), João Augusto Machado, as mudanças pegaram as pessoas de surpresa, já que não houve um anúncio oficial antecipado das novas medidas. “Eu mesmo tive que marcar a entrevista para um casal de idosos, de 72 e 68 anos, que vai ter que viajar a São Paulo para fazer”, afirmou Machado.

O dirigente afirmou ainda que, nos últimos anos, não havia acontecido mudança drástica no processo de tirar vistos para os EUA. A situação mudou com o começo do governo do presidente republicano Donald Trump. “Para os brasileiros, a obtenção de visto era menos complicada, estávamos inclusive próximos de ter isenção de visto”, explica, analisando: “Essas alterações são um reflexo das políticas do governo Trump”, disse ao Jornal do Comércio de Porto Alegre.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo