Imigração Manchete

Brasileiros deportados dos EUA ultrapassam 2,2 mil e batem recorde

É o maior patamar já registrado desde o início da série histórica, em 2020.

Brasileiros deportados: segundo a Polícia Federal, já são 2.268 removidos até outubro de 2025, o maior número desde o início da série histórica. Foto: Divulgação FAB

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos atingiu em 2025 o maior patamar já registrado desde que a Polícia Federal passou a divulgar esses dados, em 2020. Até 1º de outubro, 2.268 pessoas haviam sido enviadas de volta ao Brasil, superando o recorde anterior de 2021, quando 2.188 deportações foram contabilizadas.

O marco foi alcançado com a chegada, na quarta-feira (1º), de um voo com 110 passageiros ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. O terminal mineiro recebe essas operações por questões logísticas e por estar próximo de cidades como Governador Valadares, que historicamente concentra grande número de emigrantes.

Desde janeiro, 24 voos de deportação saíram dos EUA para o Brasil. Um ocorreu ainda durante o governo de Joe Biden e outros 23 já sob a gestão de Donald Trump, que reassumiu a Casa Branca em 20 de janeiro. A previsão é de que haja pelo menos mais 12 voos até dezembro, em frequência semanal.

As deportações coletivas voltaram a ser autorizadas em 2019, no primeiro mandato de Trump, depois de mais de uma década suspensas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo