Brasil

Brasileiros já pagaram R$ 900 bilhões em impostos em 2016

Imposto de renda
Imposto de renda

A cifra é astronômica: R$ 900 bilhões. Esse é o valor ja desembolsado pelos brasileiros em forma de impostos, taxas e contribuições segundo o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O valor foi atingido no domingo (12), às 7h10. No ano passado, a mesma marca foi alcançada em 13 de junho, um dia depois do que o previsto para este ano. As informações são da revista “Época Negócios”.

De acordo com o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, o valor desembolsado e a crise econômica brasileira mostram que não há espaço para a criação de novos impostos. “A população brasileira já paga tributos demais e, neste período de forte recessão, isso pesa ainda mais. Apoiamos os ajustes propostos pelo governo, mas ponderamos que é impossível cogitar qualquer ideia de aumento de impostos agora’, afirmou em nota. O executivo acredita que aumento da carga tributária “aprofundaria a crise”, e por isso é fundamental a realização de uma reforma tributária.

O Impostômetro foi implantado pela ACSP em 2005, no centro da capital paulista, e foi criado com o objetivo de dimensionar o tamanho da carga tributária paga pelos brasileiros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo