Imigração Notícias

Brasileiros lideram lista de imigrantes que pedem ajuda para deixar Portugal

Eles pedem ajuda do programa Árvore, da ONU, que auxilia estrangeiros no retorno ao país de origem; aumento do custo de vida é principal razão para voltar

Lisboa, Portugal (Foto: AcheiUSA/Esterliz Nunes)
Lisboa, Portugal (Foto: AcheiUSA/Esterliz Nunes)

Brasileiros estão no topo da fila para receber o benefício do programa Árvore, da Organização Internacional para Migrações (OIM), ligada à ONU, para deixar Portugal. O programa paga a passagem de volta e dá dinheiro para que essas pessoas recomecem a vida no país de origem.

De acordo com informações do Portugal Giro, dos 400 pedidos na fila de espera, 308 são de brasileiros. Segundo o coordenador do programa, Vasco Malta, as principais razões para o retorno para o Brasil, é o desemprego e a falta de acesso ao mercado de trabalho, dificuldades de regularização em Portugal e o aumento significativo do custo de vida. . Em 2022, 913 brasileiros se inscreveram no programa.

“Embora não tenhamos dados que sustentem a sua afirmação, por inerência podemos assumir que estão relacionados direta ou indiretamente com o que as pessoas têm vindo a identificar como principais dificuldades em Portugal e fatores que potenciam o regresso ao país de origem”, afirma Vasco.

O Projeto Arvore VIII, com co-financiamento do Fundo para o Asilo, Migração e Integração (FAMI) e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiros (agora AIMA), iniciou a sua implementação em janeiro de 2021, foi estendido tendo o seu orçamento aumentado em dois momentos distintos e encontra-se neste momento em fase final de implementação.

O projeto inclui apoio psicossocial, apoio à reintegração, capacitação de estrangeiros, informação e aconselhamento para além de toda a estrutura operacional de suporte à implementação de atividades. Atualmente a taxa de execução está próxima dos 82% de um orçamento global para todo o período de implementação (janeiro 2021 a dezembro de 2023 – 36 meses) de 2,3 milhões de euros. (Com informações do Globo)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo