Imigração Manchete Notícias

Brasileiros passam a integrar Global Entry, que permite entrada nos EUA sem passar por fila da imigração

Anúncio de adesão do Brasil foi feito nesta segunda-feira (7) pelo governo federal

Brasileiros passam a integrar o programa Global Entry

O governo do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (7), adesão ao programa Global Entry, que agiliza a entrada de estrangeiros que são viajantes recorrentes e que cumprem certos requisitos.

Estrangeiros que têm o Global Entry precisam de visto, mas têm a entrada facilitada, já que não precisam enfrentar as longas filas de controle do passaporte nos aeroportos americanos.

“O GE é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA. Ele é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras daquele país (CBP, na sigla em inglês) e dele participam, atualmente, 11 jurisdições”, informou o governo.

Para participar, os viajantes interessados devem ser aprovados pelo US Customs and Border Protection (CBP), após pagarem taxa de inscrição — $ 100 — e cumprirem o processo de registro e avaliação, que inclui a verificação de antecedentes e entrevista pessoal. Todo o processo deve ser feito pelo site oficial do governo americano.

Uma vez aprovados, podem fazer o trâmite de ingresso em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos.

O controle de acesso pode ser feito em totens de autoatendimento. O viajante apresenta o passaporte, tem a impressão digital escaneada e preenche a declaração alfandegária. Aí o totem emite um recibo e direciona a pessoa diretamente para o local de retirada de bagagem e saída do aeroporto. O

governo dos Estados Unidos ainda destaca que mesmo assim, pode haver controle aleatório.

A expectativa do governo brasileiro é que o trâmite simplificado para viajantes brasileiros estimule os contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países

Ainda de acordo com uma nota divulgada nesta segunda-feira, a implementação do Global Entry para cidadãos brasileiros foi coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e contou com o envolvimento dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, assim como da Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal. (Com informações da Revista Exame)

Para se inscrever no programa acesse o link.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo