Brasileiros saem vitoriosos nas eleições primárias de Massachusetts

Duas candidatas estão a um passo de serem eleitas deputadas pelo Partido Democrata e um terceiro que já ocupa a função deve ser reeleito

0
415
Sentido anti-horário: Rita Mendes, Carlos Silva, Priscilla Sousa, Dan Sena
Sentido anti-horário: Rita Mendes, Carlos Silva, Priscilla Sousa, Dan Sena

Três brasileiros venceram as primárias das eleições em Massachusetts na terça-feira (7), pelo Partido Democrata, e estão muito perto de se tornarem deputados estaduais. Outro conterrâneo também ganhou a indicação do mesmo Partido e vai disputar nas eleições gerais de novembro o cargo de Comissioner; equivalente a vereador no Brasil.

O pernambucano Dan Sena, de 36 anos, já havia vencido duas eleições para representante do 37° distrito de Middlesex e deve se manter no cargo. Ele foi eleito pela primeira vez em junho de 2020 quando derrotou Cathy Clark em uma eleição especial para ocupar a vaga de Jennifer Benson, que abandonou a carreira política no meio do mandato. Em novembro do mesmo ano ele foi reeleito.

Mais uma vez, o nome do brasileiro foi confirmado para disputar o terceiro mandato em 2022. Como o 37° distrito não tem um candidato do Partido Republicano para concorrer com Dan, ele deve permanecer no cargo, a menos que surjam postulantes independentes para o 37° distrito.

Priscila Sousa, de 34 anos, é natural de Ipatinga (MG) e foi eleita em 2019 presidente do Comitê Escolar de Framingham, função a qual foi reconduzida em 2021. Na terça-feira passada ela derrotou a ex-vereadora Margareth Shepard e ganhou a indicação democrata para o recém-criado 6º Distrito de Middlesex, que atende a 15 dos 27 distritos da cidade. Assim como Dan Sena, a mineira não tem um oponente republicano no pleito de 8 novembro.

Também mineira de Conselheiro Pena, Rita Mendes, 38, é advogada, corretora de imóveis e já exercia um papel na vida pública com dois mandatos de vereadora em Brockton City. Ela teve uma vitória esmagadora de 71% contra a veterana Shirley Asack para representar o 11º distrito de Plymouth. O Partido Republicano também não tem um nome para concorrer com ela nas eleições gerais.

Outro imigrante do Brasil que avançou nas primárias é Carlos da Silva. Ele derrotou de virada o concorrente do Partido Democrata e vai disputar com a republicana Sandra Wright a vaga de vereador municipal de Plymouth em novembro. Após a indicação ser confirmada, Carlos usou sua página no Facebook para agradecer: “Obrigado aos nossos voluntários e apoiadores da base (…) e aos muitos membros da comunidade que ajudaram esta campanha a chegar ao topo. Concorrer a um cargo não é uma tarefa fácil”.