Local Manchete

Broward e Miami-Dade distribuem vacina contra varíola dos macacos para pessoas do grupo de risco

Prioridade são pessoas que tiveram contato físico recente com algum infectado, trabalhadores da área de saúde e pessoas com sistema imunológico comprometido

Organização Mundial de Saúde classificou o surto de varíola dos macacos como emergência global de saúde (foto: Pixabay)

 O Florida Department of Health abriu postos de vacinação para imunizar a população contra a varíola dos macacos nos condados de Miami-Dade e Broward.  No momento, somente as áreas com maior número de infectados estão recebendo as doses, conforme disseram as autoridades.  

Em Broward, condado que possui a maior quantidade de casos do estado; 130 registrados até domingo (24),a campanha começou no sábado (23) para pessoas que tiveram contato recente com algum infectado. Também é preciso ter mais de 18 anos.

Já em Miami-Dade, as injeções estão sendo oferecidas pessoas que se relacionaram com um doente, profissionais de saúde e funcionários de laboratórios. Indivíduos portadores do vírus HIV também têm preferência.

O imunizante aprovado pela Food and Drug Administration é o Jynneos, produzido pela empresa de biotecnologia Bavarian Nordic A/S. Para garantir a proteção, é preciso tomar a vacina duas vezes com  intervalo de 28 dias entre elas. Em 1 de julho passado, o governo federal ordenou a compra de 2,5 milhões de doses para ajudar os estados a frearem o avanço da doença. 

Durante o final de semana, a Organização Mundial de Saúde classificou o surto de varíola dos macacos como uma “emergência global” , mas afirmou que é possível controlar a transmissão com recursos já existentes.

O contágio ocorre de  diferentes maneiras. Entre elas o contato físico direto com as feridas na pele da pessoas contaminada pelo vírus, secreções e gotículas de saliva expelidas por um indivíduo enfermo. Tocar em roupas, lençóis ou toalhas que encostaram na erupção cutânea infecciosa também facilita o contágio.

Antes de comparecer a um dos locais de vacinação em Broward ou Miami-Dade é preciso agendar a visita antecipadamente. Clique aqui para marcar um horário e selecionar um local de vacinação em Broward county.  E aqui para Miami-Dade

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo