Manchete Notícias

Califórnia está a um passo de expandir seguro saúde para indocumentados

Dois projetos de lei que ampliam o benefício para menores de 26 anos e maiores de 65 devem chegar à mesa do governador Democrata Jerry Brown

Caso projetos sejam aprovados, Califórnia dará mais um passo na proteção a imigrantes indocumentados
Caso projetos sejam aprovados, Califórnia dará mais um passo na proteção a imigrantes indocumentados

DA REDAÇÃO, COM FOX NEWS – O estado da Califórnia está a um passo de expandir o seguro saúde Medicaid para imigrantes indocumentados de até 26 anos e para maiores de 65 anos. A California State Assembly passou uma das medidas que tem o objetivo de expandir o benefício – que já atende menores de 19 anos sem documentos – para cobertura a jovens de até 26 anos. A autoria do projeto é do democrata Joaquin Arambula.

O projeto de Arambula foi inicialmente proposto para dar cobertura a todos os imigrantes sem documentos, mas foi modificado por questão de viabilidade.

Já no Senado Estadual, o senador Democrata Ricardo Lara – filho de imigrantes – apresentou um projeto para ampliar a cobertura médica para maiores de 65 anos. Se os dois projetos forem aprovados, a Califórnia passa a ser o primeiro estado da nação a dar cobertura de saúde a imigrantes indocumentados.

A Califórnia reduziu significativamente o percentual de pessoas sem cobertura médica desde que entrou em vigor a lei de saúde de Barack Obama, mas aproximadamente 7% de seus residentes continuam sem ter cobertura médica. Muitos são imigrantes que estão no país sem permissão de residência e portanto não estão habilitados a usar os programas do estado.

Fundos federais cobrem pelo menos a metade e, às vezes, até 95% da cobertura de cidadãos e residentes legais afiliados ao Medi-Cal, mas o estado teria de cobrir a totalidade dos custos daqueles que estão no país ilegalmente.

A expansão do acesso à cobertura médica tem sido um tema delicado na legislatura californiana, e no ano passado foi pressionada por setores liberais para que ofereça cobertura gratuita a todo mundo, sem importar seu status imigratório.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo